NFTs perdem quase 100% do seu valor em 2023; Entenda o motivo

Em 2021-2022, os NFTs estão ganhando enorme popularidade quando se trata de investimentos. “Tokens fungíveis” atingiram US$ 2,8 bilhões em vendas semanais em agosto de 2021. Mas agora apenas 5% deles ainda têm valor. Essa é a principal conclusão de um estudo da DappGamble, empresa especializada em criptomoedas e outros negócios digitais.

O estudo, “NFT Dead: The Evolution of the NFT Market Landscape”, examinou uma coleção de 73.257 NFTs, 69.795 dos quais foram avaliados em zero ether, a criptomoeda da rede Ethereum. E não termina aqui. Daqueles que ainda têm valor de mercado, 18% são considerados sem valor e 41% são considerados sem valor, com preços variando de US$ 5 a US$ 100.

Menos de 1% dos NFTs valem mais de US$ 6.000, bem abaixo dos milhões de dólares pelos quais foram negociados no passado. No seu auge, cada coleção valia pelo menos US$ 369 mil. Além disso, a quantidade de valor movimentado no mercado de tokens diminuiu drasticamente. O volume de negociação semanal atingiu US$ 80 milhões em julho de 2023, equivalente a 3% do volume máximo em agosto de 2021.

Um exemplo simbólico de desvalorização é o do cantor Justin Bieber. Em 2022, adquiriu um NFT da coleção Bored Ape Yacht Club, que é considerada uma das coleções mais famosas e atualmente uma das segundas mais valiosas do mundo. Ao adquirir a obra, pagou US$ 1,3 milhão, o equivalente a 6,31 milhões de reais.

No entanto, com o tempo, o NFT atingiu hoje US$ 58.000, conforme anunciado em julho. Isso vale R$ 280 mil. Isso representa uma perda de 94% para Bieber, ou mais de US$ 1,2 milhão.

Qual o motivo da queda das NFTs

NFTs são um tipo de assinatura digital que transforma qualquer tipo de mídia em um ativo inutilizável. Isso significa que fotos, áudio e vídeo, por exemplo, passam a ter características únicas que os tornam únicos.

De acordo com dappGamble, quando o mercado de NFT estava no auge, o ativo digital dominou as manchetes da mídia e capturou a imaginação de pessoas em todo o mundo. De acordo com o relatório “NFT Dead: The Development Landscape of the NFT Market”, aproximadamente 23 milhões de celebridades e pessoas anônimas em todo o mundo possuem tokens nas coleções analisadas. Mas agora o tema parece ter caído em desuso e, de acordo com a plataforma Google Trends, o número de pesquisas mensais no Google caiu drasticamente nos dias de hoje.

Outro fator é a superprodução. De acordo com o relatório, 79% de todas as coleções de NFT ainda não foram vendidas. Isso fez com que o mercado perdesse impulso.

Qual o impacto das NFTs nos esportes na vida dos atletas?

Com Cristiano Ronaldo recentemente enfrentando um processo de 1 bilhão de dólares por promover NFTs da Binance, especialistas pararam para analisar atentamente como as personalidades do esporte e atletas profissionais interagiram com os NFTs nos últimos tempos.

Os tokens não fungíveis (NFTs) percorreram um longo caminho desde a criação do Quantum em 2014, passando de ativos inicialmente vinculados exclusivamente a moedas virtuais para tokens influenciados pelo que vemos na vida real, como filmes, brinquedos e jogos.

Porém, uma das áreas onde esses tokens têm se destacado é no esporte. Entrando no panorama geral como memorabilia e itens colecionáveis, os NFTs esportivos foram introduzidos pela primeira vez no início de 2021, quando o renomado superastro da NFL Rob Gronkowski lançou uma coleção de cartões do Super Bowl.

Em 2023, houve vários lançamentos notáveis de NFTs esportivos, destacando a crescente popularidade das plataformas NFT de esportes de fantasia. De acordo com o relatório do mercado NFT 2021-2023 do METAV.RS, cerca de 35% dos entusiastas dos e-sports expressaram seu interesse em coletar NFTs para diversão ou ganhos financeiros potenciais, enquanto outros 20% demonstraram entusiasmo significativo.

Embora os NFTs esportivos sejam “memoráveis”, eles receberam muitas críticas de reguladores e grandes participantes da própria indústria. Em janeiro, a Football Supporters Association criticou a Premier League inglesa por colaborar com Sorare. O grupo falou contra os ativos, dizendo que eles “levantaram repetidamente preocupações sobre a proliferação de parcerias criptográficas no jogo”.

Impacto dos NFTs na vida de atletas

Os atletas veem os NFTs como uma ótima forma de interagir com seus fãs, oferecendo acesso exclusivo a experiências, itens, troféus e história em geral. Com a criação de fan tokens, os clubes esportivos estão encontrando mais maneiras de envolver seus torcedores, oferecendo-lhes oportunidades de tomar decisões em suas organizações, assim como os membros do conselho.

Os NFTs também aumentaram as marcas de personalidades do esporte, dando-lhes uma maneira de obter renda em royalties e, ao mesmo tempo, dando aos fãs mercadorias e memorabilia esportivas autênticas, como o CR7 de Cristiano Ronaldo, a camisa 23 de Lebron James ou a icônica foto de enterrada de Michael Jordan.

No entanto, as coisas nem sempre são raios de sol e arco-íris quando os NFTs estão envolvidos no mundo dos esportes. Atletas envolvidos com NFTs enfrentam advertências e ações judiciais, sendo o principal ponto de preocupação a “propaganda fraudulenta”.

Torcedores do Vasco ganham bolada por investimento na Criptomoeda do time; Veja o valor

Um dos grandes nomes do mercado de Criptomoeda brasileiro, o Mercado Bitcoin em colaboração com o MB Tokens, sua vertente especializada em registros de blockchain e tokenização de ativos, anunciou recentemente o pagamento de mais de 600 mil reais aos torcedores do Vasco, que investiram na Criptomoeda do time, o Vasco Token.

O montante distribuído equivale a 1,24 reais por token, distribuído pela exchange e que se deve à transferência do meia-atacante Philippe Coutinho que estava no Aston Villa, da Inglaterra, e se transferiu para o Al-Duhail, do Qatar, num acordo de empréstimo de uma temporada. De acordo com um comunicado da empresa, com essa nova rodada de distribuição de dividendos, desde o lançamento, o MB já pagou 3,6 milhões de reais aos detentores deste ativo.

Como lucram os investidores da Criptomoeda do Vasco

O Vasco Token faz parte da família de tokens do MB chamada “Futecoin”, categoria de criptoativos que visa representar os direitos do Mecanismo de Solidariedade da FIFA, destinado a beneficiar os clubes formadores de atletas. Esse acordo estabelece que até 5% de cada transferência de jogador retorne aos clubes que os formaram entre os 12 e 23 anos.

O Vasco Token é lastreado pelo direito que o Vasco da Gama possuía sobre 12 jogadores formados pelo clube, incluindo Coutinho. Dessa forma, o token transfere aos seus detentores o que seria o Mecanismo de Solidariedade.

Sendo assim, ao “tokenizar” esse tipo de ativo, o Vasco antecipou muito uma receita futura. Enquanto isso, quem investiu no Fan Token do clube possui a expectativa de futuras negociações dos atletas envolvidos, ocasionando no recebimento dessas liquidações em forma de dividendos.

Série de TV mostra que jovens podem invadir sistema de Criptomoedas; Entenda

Surfando na onda de popularidade das Criptomoedas, a Amazon lançou recentemente em seu serviço de streaming, o Prime Video, uma nova série original apresentando uma história sobre jovens que começam uma “briga” envolvendo Criptomoedas com o sistema financeiro tradicional.

A série “Coin Digger”, ou como foi traduzida no Brasil, “Mineradores Digitais”, é uma produção de origem tailandesa que conta uma história real de um grupo de jovens que, em 2019, tentaram derrubar o antigo sistema financeiro do país baseado em moeda fiduciária usando suas próprias Criptos.

Coin Digger ainda trata de um plano de fundo que mostra os primórdios das Criptomoedas na Tailândia, quando o bilionário do ramo imobiliário, Trin, é um dos poucos que se interessam por esse mercado no país asiático. Enquanto do outro lado da moeda, Bank, um misterioso aluno do MIT, procura uma equipe para ajudá-lo a construir uma plataforma Cripto.

Todos os episódios da primeira temporada da produção já estão disponíveis na plataforma.

Outras séries sobre Criptomoedas em Streamings

Recentemente, grandes empresas do mercado global de filmes começaram a se concentrar nos trabalhos mais importantes nos mercados de criptomoedas, blockchain, NFT e metaverso. Isso deixa amplo espaço para produção independente. Seja qual for o estúdio, a verdade é que não faltarão filmes e documentários sobre o tema em 2024.

Nomes como Rise of The Bitcoin, Magic Money e Crypto, são alguns dos ótimos filmes/documentários que tratam do assunto e são bem avaliados pela crítica. O último citado inclusive, é estrelado por uma das maiores estrelas de Hollywood, Russel Crowe, famoso por produções como Gladiador, Robin Hood e Uma mente brilhante.

Muito das produções envolvendo o assunto Cripto estão disponíveis gratuitamente no YouTube, no entanto, é questão de tempo para que grandes produtoras e principalmente Streamings, comecem a explorar esse universo.

Investidor ganha mil reais em Bitcoin após resolver quebra-cabeça; Entenda

Ganhar criptomoedas grátis é o desejo da maioria dos investidores. Principalmente para quem atualmente tem pouco ou nenhum investimento, R$ 1.000 em Bitcoin (BTC) pode ser um belo bônus. Esse é o valor fornecido pela BitPreço, empresa brasileira de comércio de criptomoedas. No misterioso quebra-cabeça divulgado pela empresa, quem responder corretamente ao desafio levará para casa 0,0069 (BTC).

Desafios envolvendo criptomoedas gratuitas não são incomuns. Embora a maioria das campanhas tenha um alto nível de dificuldade, algumas campanhas foram realizadas para distribuição de criptomoedas.

Entenda como funcionou o desafio

Menos complexo do que se imaginava, aqueles que desejavam entrar na disputa pelo prêmio em BTC (Bitcoin) oferecido pela empresa, deveriam ter de descobrir doze palavras. Essas palavras estavam no quebra-cabeça publicado pela plataforma com as regras do jogo. Além disso, a BitPreço informou que dicas valiosas seriam publicadas através das redes sociais da empresa, como uma espécie de enigma.

Através dessas dicas, os usuários também podem encontrar palavras no jogo. A 12ª palavra, por outro lado, não faz parte do quebra-cabeça, segundo o BitPreço. O grupo alegou que esta última frase foi enviada para pessoas que se cadastraram na plataforma. Porém, de acordo com o lançamento do jogo, a notícia também deve vir por e-mail para usuários anteriores.

Essa não foi a primeira ação realizada pela Bitpreço que “distribui” Criptomoedas para seus usuários. Em 2019, quase que no mesmo estilo de enigma e quebra-cabeça, a empresa também presenteou um sortudo com Bitcoin após a resolução de um de seus jogos.

Marca de relógios cria sua própria coleção de NFTs

Casio (CSIOY) anunciou uma parceria com Polygon Labs baseado em Ethereum. A colaboração resultou no lançamento de relógios virtuais G-SHOCK no protocolo baseado em Polygon (MATIC), lançando uma série baseada em NFTs (Non-Fungible Tokens).

A partir de 23 de setembro de 2023, os fãs da marca G-SHOCK e da tecnologia blockchain terão a oportunidade de reivindicar um dos 15.000 passes de criador do G-SHOCK, todos com tecnologia NFT. Cada passe fornecerá acesso exclusivo ao canal Discord dedicado ao projeto, proporcionando uma experiência única e envolvente.

Como adquirir os NFTs da Casio de graça

Para usuários que já estão cadastrados como clientes Casio e possuem um CASIO ID em seu site de adesão, a fase de pré-distribuição acontecerá entre os dias 23 e 26 de setembro. Isso dará aos usuários da Casio uma vantagem inicial na aquisição desses tokens.

A fase de oferta pública está prevista para ocorrer de 26 a 29 de setembro para disponibilizar esses ativos digitais a um público mais amplo.

Takahashi Oh, gerente geral sênior da divisão de relógios da Casio, disse que com o surgimento da Internet descentralizada (Web3), a demanda das pessoas por experiências virtuais continua a crescer.

Neste sentido, este movimento visa abrir novos segmentos de mercado e introduzir a marca G-Shock, que já vendeu mais de 100 milhões de dispositivos desde o seu lançamento em 1983, no mundo das interações virtuais e online. Portanto, o projeto baseado em NFT pretende envolver a comunidade no desenvolvimento desses acessórios virtuais vestíveis.

Oh mencionou ainda que o objetivo do projeto Virtual G-Shock é aumentar a influência da marca G-Shock nos campos virtual e Web3. Seu objetivo é promover uma cultura onde os avatares usem relógios (principalmente G-Shocks) de maneira semelhante ao mundo real. Através deste projeto de cocriação, a Casio espera envolver fãs e colaboradores virtuais para concretizar a visão do Virtual G-Shock.

ABCripto adiciona gigante da Economia em seu portfólio; Veja

A Associação Brasileira de Criptoeconomia (ABCripto) anunciou no meio do mês passado que adicionou a Visa como novo membro. O Bitcoin, líder mundial em pagamentos digitais, chegou “para fortalecer suas atividades para o desenvolvimento da indústria no Brasil”, segundo nota enviada ao portal Bitcoin.

“Este é um evento importante para o mercado de ativos digitais”, disse o CEO da ABCripto, Bernardo Srur, sobre a adesão da empresa à associação, acrescentando: “É mais um passo importante para a empresa no desenvolvimento do ecossistema financeiro brasileiro”.

Segundo a ABCripto, a Visa, com presença em mais de 200 países e territórios, está trabalhando com sua comunidade de emissores e parceiros para ampliar o acesso aos métodos de pagamento digital e potencializar o potencial da atividade de criptomoedas, abrindo novos horizontes de oportunidades para a indústria.

“Temos muita satisfação em fazer parte da ABCripto, associação focada em discutir o futuro, os desafios e as inovações que as moedas digitais podem trazer para o mercado financeiro”, enfatiza Eduardo Abreu, Vice-Presidente de Novos Negócios da Visa do Brasil.

Abreu também enfatizou a importância do ecossistema de criptomoedas do Brasil e a inclusão de empresas na associação para levar segurança e inovação a novos cenários e players.

ABCripto conta com portfólio de sucesso no mundo financeiro

Agora com a chegada da Visa, a ABCripto passa a contar com 32 membros no seu portfólio recheado de parceria de sucessos, sendo os de mais destaque nomes como Foxbit, Mercado Bitcoin, Bitso, 99Pay, Mastercard, Itaú Unibanco, Socios.com e Chiliz.

Desses nomes temos marcas que cada dia mais vão se consolidando no cenário nacional após dominar o mundo.

Socios.com e Chillz são provas disso, já que inclusive como parceiras, estão entre as plataformas de negociações de NFTs e Criptomoedas mais notáveis na Europa e América do Norte, principalmente devido ao projeto de Fan Token da Socios, que chegou ao Brasil como uma febre e hoje está em todos os grandes times de futebol do país.

Pesquisa aponta quando Crise das Criptomoedas finalmente vai acabar

Uma nova estrutura conceitual para compreender a economia das Criptomoedas foi revelada na quinta-feira em meio a um mercado em baixa prolongado.

David Puel, pesquisador da ARK Invest, e James Check, analista sênior da Glassnode, são coautores de um white paper intitulado “Cointime Economics: A New Framework on-chain Bitcoin Analysis”.

Confira detalhado em entrevista ao Decrypt que ele “fornece um conjunto de ferramentas para compreender verdadeiramente a realidade econômica do Bitcoin e adiciona uma nova perspectiva à avaliação de mercado”.

O white paper fornece informações sobre as diferenças entre as transações atualmente não utilizadas (UTXO) e o novo modelo de “tempo da moeda” para entender o que os autores chamam de “verdadeiro peso econômico do Bitcoin”.

A economia de tempo da moeda aborda o Bitcoin de uma perspectiva temporal, o que sugere que o significado de um Bitcoin é baseado na hora em que a moeda foi movida pela última vez. Este modelo introduz um novo conceito denominado “bloco de moedas”. Basicamente, isso multiplica o número de Bitcoins pelo número de blocos criados enquanto o Bitcoin estava suspenso.

Por exemplo, manter 10 moedas durante o tempo necessário para criar 10 blocos equivale a um bloco de 100 moedas.

“A destruição de grandes blocos de moedas sugere que os detentores de longo prazo estão vendendo”, explicou o relatório. Em outras palavras, Bitcoin é “dinheiro inteligente”, que “geralmente gera retornos mais elevados ao manter saldos maiores de Bitcoin e negociar a custos mais baixos”.

Esses são os indicadores do estado atual do Bitcoin

De acordo com o documento, dois novos indicadores também podem ser usados para analisar o estado econômico do Bitcoin.

“A vitalidade” refere-se a quão ativa ou viva é a rede, ou com que frequência as moedas foram “destruídas” ou movimentadas. “Reserva” mede as moedas que estão armazenadas, aludindo a quão “inativo” é o protocolo.

“Acreditamos que a estrutura Cointime fornece uma estrutura matemática altamente consistente para medir a importância econômica de cada Bitcoin ao longo do tempo”, diz o relatório.

Para Check, ao contrário da análise tradicional de UTXO (Saída de Transação Não Gasta), que ele diz ser “muito detalhada e requer engenharia de dados específica”, o Cointime oferece uma “visão macro”.

Sorare fecha acordo histórico com time brasileiro

A desenvolvedora de jogos de fantasia Sorare está prestes a lançar colecionáveis em formato de token não fungível (NFT) com marcas e jogadores do Flamengo, que poderão ser usados no jogo de fantasia Sorare SO5 Fantasy e também poderão ser trocados entre usuários.

A informação foi revelada pelo próprio Flamengo em carta do dia 11 de julho, divulgada pela Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (27). O documento é a resposta do Flamengo Sailing Club a uma solicitação da CPI das Pirâmides Financeiras, ou CPI das Criptomoedas, instituída no dia 13 de junho.

A colaboração com Sorare é o mais recente de três contratos que a equipe assinou com empresas relacionadas ao mercado de criptomoedas. Segundo o Flamengo, o clube não tem ligação com as atividades fim dessas empresas e o contrato abrange apenas o licenciamento da marca, além da “cooperação do Flamengo com as empresas citadas e divulgação de criptomoedas”.

Na carta, o clube carioca destacou o conteúdo da candidatura para novembro de 2023, enquanto a diretoria do comitê destacou a “fraca relação entre o mercado de criptomoedas e as empresas do esporte, principalmente do futebol”. Ele detalha os acordos dos três clubes, com foco no licenciamento da marca e na imagem do jogador por meio de tokens não executáveis (NFTs) e fan tokens. O primeiro acordo relatado pela equipe da Gávea foi com a Socios Services Limited, plataforma de tokens para fãs de esportes, e a Socios.com para lançar o MenGO em sua plataforma em 2021.

 

Flamengo se apoia em Tokens com vantagens para a torcida

 

O Flamengo explicou aos parlamentares que as fichas dos torcedores “permitem que os torcedores participem de votações relacionadas às atividades de algumas equipes do Flamengo e profissionais em determinadas modalidades esportivas, e o Mengo” é “classificado” quanto à sua “utilidade” para a corrida. Aquele que promove uma característica específica: a relação entre torcedor e seu time. O Flamengo também assinou acordo com a Futter Desenvolvimento de Jogo Ltda para o desenvolvimento de “cartões virtuais” na plataforma Futster para utilização de “mapas virtuais” em conjunto com os “mapas virtuais”

The Sandbox fecha parceria histórica com gigante do mercado

O McDonald’s, a famosa rede de fast-food, decidiu comemorar o 40º aniversário dos famosos McNuggets convidando-se para o universo Web3. Assim, a gigante do fast-food inaugurou o McNuggets Land, um espaço virtual localizado no metaverso The Sandbox, onde os usuários podem desfrutar de uma experiência divertida e interativa baseada no produto indispensável da marca.

Esta não é a primeira vez que a famosa marca se aventura no universo Web3. Na verdade, o McDonald’s já foi notícia em abril de 2021 com o lançamento de uma coleção gourmet NFT. Esta última incursão no metaverso mostra o quão determinada a marca está em participar nas últimas tendências tecnológicas e capitalizar a mania destes novos espaços virtuais.

Imersão e minigames no Metaverso do McDonald’s

McNuggets Land convida os visitantes a descobrir um mundo pixelizado povoado por personagens antropomorfizados à imagem dos famosos nuggets de frango. Os aventureiros encontrarão também elementos referentes aos vários molhos emblemáticos que acompanham estes saborosos petiscos. Mas isso não é tudo, pois também é possível embarcar em missões jogáveis que rendem recompensas em SAND, a moeda virtual do The Sandbox.

Em McNuggets Land, vários minijogos temáticos mantêm os visitantes entretidos e testam suas habilidades.

Essas experiências de jogo exclusivas no The Sandbox oferecem aos usuários a chance de ganhar recompensas, principalmente no SAND.

A filial do McDonald’s em Hong Kong está por trás desta iniciativa ousada, que ilustra a convergência entre o mundo virtual e o setor tradicional de fast-food.

O McDonald’s junta-se a uma lista crescente de empresas e celebridades que investem no metaverso para desenvolver a sua presença e alcançar novos públicos. Esses mundos digitais oferecem inúmeras oportunidades para as marcas criarem experiências imersivas e personalizadas para seus clientes, ao mesmo tempo que aproveitam o poder do blockchain e dos tokens não fungíveis (NFT).