Uma das mais premiadas e aclamadas séries de tv de todos os tempos, Game of Thrones é um daqueles universos que se expande por toda multimídia, atingindo os mais variados mercados e consequentemente públicos. O mais recente desses mercados explorados, é o de Tokens Não Fungíveis (NFTs), que diferente da série antológica, não recebeu o feedback positivo de seus fãs.
Com o nome de “Build Your Realm”, a coleção foi um sucesso de vendas inicial, tendo esgotado completamente apenas sete horas após seu lançamento.
A operação foi foda feita através do mercado de NFTs da Nifty, parceira da série no lançamento dos colecionaveis digitais.
A alta demanda e quantidade de compras se dá pela alta popularidade da série mesmo após o seu final, que apesar de polêmico, ainda faz com que a série seja uma das maiores de todos os tempos.
No entanto, existe outro motivo pelo qual a série e consequentemente os NFTs se mantêm em alta, já que o seu mais novo spinoff “House of the Dragon”, lançado em 2022 é também aclamado pela crítica e pelo público.
Grande público, sucesso de vendas e de crítica, nada disso impactou no fato de algo que incomodou muito os fãs que adquiriram os NFTs, a qualidade da arte dos artigos.
Cada um dos NFTs foram cunhados na blockchain Palm, que é uma sidechain da rede Ethereum desenvolvida especificamente para os tokens.
O design dos itens apresenta personagens com vários elementos do universo Game of Thrones, permitindo com que os colecionadores criem seus próprios reinos e avatares exclusivos com base em personagens, raças e as casas da série.
Apesar de promissor, tudo isso veio de forma desleixada de acordo com o público, principalmente no polimento dos personagens. Além disso, características cômicas predominam nos personagens, se assemelhando a “bugs”, como por exemplo o que mais chamou a atenção da comunidade, as mãos gigantes.
O twitter foi a principal fonte de reclamações da comunidade, chegando a ir aos trends devido a “zoeira” por parte das pessoas.
Demora na entrega dos NFTs também virou caso de reclamações
Além da qualidade dos NFTs, outro fator gerou a fúria dos fãs e colecionadores dos tokens de GOT (Game of Thrones), a forma de entrega para cada um deles.
A distribuição dos NFTs veio inicialmente por meio de uma pré-venda, que começou com mais de 3 mil ‘Hero Boxes’ e, em seguida, uma venda pública de mais 1,5 mil Hero Boxes quatro horas depois.
Cada uma dessas Boxes custa 150 dólares, ou na conversão para ETH (Ethereum), 0,11 ETH.
Cada box conta com um avatar de Herói, três Cartas de História e nove Cartas de Recursos, que podem ser usadas para personalizar de forma única seu NFT/Personagem.
Apesar de uma teoria de organização, muitos usuários reclamaram que tiveram de esperar mais de duas horas e meia antes de cunhar cada NFT.
Outros alegaram que quando enfim receberam suas NFTs, o preço mínimo já havia caído, ou seja, alterando o mínimo do qual pode ser comprado, dando um prejuízo enorme logo quando enfim tem em mãos.