14.5 C
São Paulo

Estudo diz que homens gays são gordofóbicos

É Pop!

O que antes era apenas senso comum agora foi confirmado pela ciência: a comunidade gay masculina tem um problema com pessoas acima do peso. Uma recente pesquisa publicada na revista científica Psychology of Sexual Orientation and Gender Diversity quantificou o perceptível preconceito contra gordos entre os homens gays e descobriu que a maior parte das vítimas nem possui de fato sobrepeso.

Um terço dos homens gays ouvidos já sofreu preconceito por serem gordos.

A primeira parte do estudo ouviu 215 homens homossexuais entre 18 e 78 anos, e revelou que mais de um terço deles (72) já sofreu diretamente recriminações por serem gordos – embora a maioria deles não apresentasse sobrepeso de acordo com o Índice de Massa Corporal (IMC). Outra revelação surpreendente: a maior parte deles relatou que o preconceito partiu de potenciais parceiros românticos, o que contribui para o desenvolvimento de vários tipos de distúrbio de imagem corporal.

O estudo mostra que os gays são mais preconceituosos que os héteros na questão corporal.

Na continuação da pesquisa, caras héteros e gays assistiram a uma cena em que um homem com sobrepeso dava em cima de uma pessoa atraente. Ambos os grupos, na sequência, tiveram que dizer o que eles achavam que fosse acontecer. Escrevem os autores:

Os homens homossexuais relataram maior probabilidade de dizer que o homem acima do peso seria solenemente ignorado, tratado de maneira rude ou ridicularizado por trás das costas ao se aproximar do(a) potencial parceiro(a) romântico atraente.

Os pesquisadores indicam que a obsessão pelo corpo magro contribui para o preconceito.

Embora as estatísticas mostrem que a quantidade de homens gays acima do peso é menor do que de rapazes héteros e de mulheres lésbicas, o estudo mostra que o preconceito é dirigido até a pessoas na faixa de peso considerada normal. Os pesquisadores concluem que a idealização do corpo perfeito entre os homossexuais é um dos motivos para a gordofobia entre seus pares.

Imagens: iStock

Tags

últimas do POP

5Como uma passarela pode salvar vidas na Índia  

espaço urbano

09/02/2016 Como uma passarela pode salvar vidas na Índia

get-job-miles  

09/02/2016 Miles Teller e Anna Kendrick formam casal desempregado na comédia…

cidadania-veja-nova-pesquisa-internacional-sobre-amamentação-que-pode-salvar-a-vida-de-800-mil-crianças-por-ano  

Filhos

08/02/2016 Amamentação pode salvar a vida de 800 mil crianças por ano

Birdman-video  

filmes

08/02/2016 Vídeo reúne todos os longas que já ganharam Melhor Filme no Oscar

comente
- Advertisement -spot_img

Leia também

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias