14.5 C
São Paulo

Novo sistema de conexão é 100 vezes mais rápido que o Wi-Fi

É Pop!

vida-digital-conheça-novo-sistema-de-conexão-100-vezes-mais-rápido-que-o-Wi-Fi

Os cientistas começaram a testar, fora dos laboratórios, uma nova tecnologia que promete revolucionar nosso sistema de conexão à internet. O “Light Fidelity”, mais conhecido como Li-Fi, é um sistema que funciona por meio de ondas de luz e chega a produzir velocidades de até 224 gigabits por segundo, com apenas uma lâmpada LED, equipada com um processador de sinal. Isso quer dizer que o novo sistema pode ser 100 vezes mais rápido que o Wi-Fi atual.

vida-digital-conheça-novo-sistema-de-conexão-100-vezes-mais-rápido-que-o-Wi-Fi

Novo sistema de conexão à internet é 100 vezes mais rápido que o Wi-Fi e pela primeira vez, desde 2011, o Li-Fi começa a ser testado em escritórios e ambientes industriais. (Foto: Divulgação/Universidade de Boston)

O Li-Fi foi inventado em 2011 pelo presidente das Comunicações Móveis da Universidade de Edimburgo, na Escócia, o professor Harald Hass. Na época, o estudioso conseguiu demonstrar que o sistema era capaz de transmitir mais dados do que uma torre de celular, através de uma única lâmpada LED. Depois de vários testes em laboratório, a tecnologia está sendo avaliada, pela primeira vez, em escritórios e ambientes industriais.

O sistema funciona de forma semelhante ao código Morse. Por meio da comunicação de luz visível (VLC, sigla em inglês) – entre 400 e 800 terahertz (THz) –, são transmitidas mensagens em formato de código binário. A velocidade atingida no processo é suficientemente rápida para transferir 18 filmes de 1,5 GB por segundo. Além disso, cada lâmpada é capaz de oferecer conectividade para até quatro computadores.

E esta não é a única vantagem do Li-Fi. A luz visível não pode passar através das paredes, o que garante um sistema muito mais seguro contra invasões e menos suscetível a interferências.

Contudo, apesar de ser uma tecnologia bastante promissora, ela provavelmente não vai substituir o Wi-Fi totalmente – pelo menos não tão cedo. Em vez disso, os pesquisadores esperam, em um primeiro momento, poder usar os dois sistemas sem fio em conjunto, para otimizar a velocidade e segurança da conectividade atual.

últimas do POP

Comportamento - Conheça a série em que fantoches vivenciam encontros bizarros do Tinder  

aplicativos

07/01/2016 Bonecos encenam encontros bizarros do Tinder em nova série

vida-digital-conheça-o-gadget-que-permite-aos-pais-controlar-acesso-à-internet-dos-filhos  

07/01/2016 Gadget permite aos pais controlar acesso à internet dos filhos

girls-hbo  

Girls

07/01/2016 Série “Girls” se despedirá em sua sexta temporada

Como ganhar desconto no cinema  

07/01/2016 Como ganhar desconto no cinema? Escolha o dia certo

comente
Ler a próxima matéria

Adele canta “Hello” com instrumentos musicais de brinquedo

- Advertisement -spot_img

Leia também

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias