Empresa americana financiará missão para tentar identificar vida em Vênus

A empresa norte-americana Rocket Lab anunciou que vai financiar a primeira missão espacial privada. O objetivo é estudar as condições atmosféricas de Vênus. Neste sentido, o lançamento deve acontecer em um foguete Electron, com cerca de 18 metros de altura.

O veículo pode lançar 300 quilos na órbita baixa da Terra. Para isso, uma janela de lançamento está agendada para acontecer em maio de 2023, e contará com oportunidade de backup em janeiro de 2025. Em resumo, a previsão é de que a espaçonave chegue a Vênus em outubro de 2023.

A nave Photon, então, colocaria uma reduzida sonda de aproximadamente 20 quilos na atmosfera venusiana. A proposta da companhia chega depois da descoberta realizada em setembro de 2020, por cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e da Universidade de Cardiff.

Na oportunidade, eles observaram aspectos que poderiam representar sinais de vida nas nuvens de nosso vizinho planetário. Assim, essas constatações indicariam a presença potencial de fosfina, um gás tipicamente produzido por organismos vivos.

iPhone 14 deve ser lançamento no Dia da Independência no Brasil pela Apple

O modelo do iPhone 14 está próximo de ser lançado oficialmente. Neste sentido, o evento anual da Apple tem previsão para apresentar o celular no dia 7 de setembro (Dia da Independência), de acordo com informação publicada pela  Bloomberg.

A gigante de tecnologia com sede em Cupertino, na Califórnia, como de tradição apresenta outros produtos ao lado do iPhone, com a inclusão dos mais recentes Apple Watches. Posteriormente, a empresa inicia a venda do smartphone aproximadamente uma semana e meia depois de revelar o objeto ao público.

Além disso, a chegada do iPhone pontua o começo da temporada de lançamentos no terceiro semestre, o qual inclui ainda novos Macbooks, iPads low e high-end e três modelos de Apple Watch. Em síntese, o evento mais recente da empresa aconteceu em junho.

Na oportunidade, o comunicado efetivou o conjunto seguinte de atualizações de software, tais como: iOS 16, iPadOS 16, watchOS 9 e macOS Ventura. Dessa maneira, a próxima atualização do aparelho da marca deve apresentar similaridades ao modelo 13.

Plano especial da Netflix bloqueará downloads de conteúdo

A Netflix vai restringir aos usuários do novo plano com anúncios a permissão para baixarem programas e filmes em seus telefones. Essa medida envolve a visualização offline, conforme o código encontrado no aplicativo para iPhone da empresa. Ele corresponde a um recurso para clientes com a assinatura padrão.

Dessa maneira, a ferramenta indica que a Netflix visa distinguir o novo serviço de suas ofertas atuais. Além disso, a gigante de streaming planeja lançar o pacote com anúncios, no máximo, até o primeiro semestre de 2023.

“Downloads disponíveis em todos os planos, exceto Netflix com anúncios”, frisa o texto do aplicativo descoberto pelo desenvolvedor Steve Moser e compartilhado com a Bloomberg News.

As pistas iniciais indicam que a Netflix tenta limitar algumas certas vantagens no serviço baseado em anúncios. Nos planos regulares, os usuários têm a chance de baixar conteúdo para visualização em locais sem acesso estável à internet, como aviões.

Adidas promove fone gerado a luz solar com mais de 3 dias de bateria

A Adidas lançou um fone de ouvido sem fio com carga obtida por energia solar. O modelo vai estar à venda a partir da próxima terça-feira (23). Alguns detalhes são de outras gerações, como o design similar à versão RPT-01, lançada há três anos.

O maior avanço corresponde ao RPT-02 SOL, batizado como o painel solar da empresa sueca Exeger, embutido na faixa de cabeça. Intitulada powerfoyle, a tecnologia tem a capacidade de converter todas as formas de luz, naturais e artificiais, em energia. Essa capacidade garante uma autonomia de até 80 horas de uso contínuo, segundo a fabricante.

Em resumo, o novo fone Bluetooth da Adidas consegue ser carregado também pela luz do seu quarto, automaticamente. Neste caso, é necessário apenas deixar o painel exposto à fonte de iluminação para que ele a absorva.

Drivers dinâmicos de 45 mm são contemplados pelo modelo sem fio, do tipo headphone. Além disso, existem microfone embutido, suporte a comandos de voz e Bluetooth 5.2 com alcance médio de 10 metros. O fone Adidas RPT-02 SOL está avaliado em US$ 229 (cerca de R$ 1.178 pela cotação do dia), e pode ser reservado na loja online da marca

PF realiza operação contra suspeitos de ataque hacker no MS em 2021

A Polícia Federal (PF) realizou, na última terça-feira (16), uma intervenção contra suspeitos de efetuarem ataques cibernéticos contra sites do governo federal no término de 2021. Ao todo, no âmbito da “Operação Dark Cloud”, os policiais cumprem oito mandados de busca e apreensão.

As cidades compreendidas são: Coremas/PB, Belo Horizonte/MG, Joinville/SC, Curitiba/PR e Paranaguá/PR.

“Durante a investigação, descobriu-se que tais ataques foram realizados por uma organização criminosa transnacional dedicada à prática de crimes dessa natureza, visando entidades públicas e privados no Brasil, Estados Unidos, Portugal e Colômbia”, garantiu a PF em nota oficial.

O site do Ministério da Saúde esteve fora do ar, assim como outros portais da pasta, como o “Portal Covid” e o “ConecteSUS”. Ambos foram utilizados como comprovante de vacinação contra a Covid-19.

Além disso, o inquérito policial levou a operação foi imposto no dia do ataque contra a Saúde, em 10 de dezembro de 2021. “Os invasores deletaram arquivos, dados e instâncias da pasta atacada”, adicionou a PF.

Atrelado aos ataques ofensivos do MS, o grupo teve acesso indevido ao ambiente virtual de outras autoridades. De acordo com a PF, os suspeitos receberam acusações dos crimes de organização criminosa, invasão de dispositivo informático, interrupção ou perturbação de serviço telegráfico, radiotelegráfico ou telefônico, impedir ou dificultar-lhe o restabelecimento, além do crime de corrupção de menores e lavagem de capitais.

TikTok responde pela principal rede social gerenciada por crianças e adolescentes no Brasil

Crianças e adolescentes na faixa etária entre 9 e 17 anos de idade têm optado pelo uso do TikTok como principal rede social. De acordo com a informação divulgada, na última terça-feira (16), pela pesquisa TIC Kids Online Brasil, a plataforma de vídeos e músicas ultrapassou Instagram e Facebook.

O estudo feito pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br). A base realiza pesquisas sobre o uso de internet no país. A nova edição do relatório identificou alguns pontos.

São eles: 93% das crianças e dos adolescentes no Brasil estão apropriadas da internet, dentre os quais 78% acessam redes sociais, porém somente 38% publicam texto, foto ou vídeo próprios; WhatsApp e Instagram continuam superiores no quesito de ser as redes sociais com mais usuários tendo perfis, no entanto, o TikTok é o mais usado.

Em resumo, a pesquisa englobou entrevistas com 2.651 crianças e adolescentes ao lado de seus pais ou responsáveis. O período foi de outubro de 2021 a março de 2022.

Robôs do Google atuam como garçons por meio de IA

O Google juntou olhos e braços de robôs aos potenciais conhecimentos de diálogo de chatbots virtuais para auxiliar funcionários a servir refrigerantes e batatas fritas. No entanto, os “garçons” fazem somente algumas alternativas simples

A adesão ao movimento pode esbarrar nas preocupações dos robôs se transformarem em máquinas de vigilância, ou ainda possuírem equipamentos altamente tecnológicas de bate-papo. Para isso, a Microsoft e a Amazon realizam pesquisas similares ​​sobre robôs.

“Vai demorar um pouco até que possamos realmente ter uma compreensão firme do impacto comercial direto”, garante Vincent Vanhoucke, diretor sênior de pesquisa de robótica do Google.

O robô, em momentos como, por exemplo, for solicitado a ajudar a limpar uma sujeira de bebida, reconhece que pegar uma esponja é uma resposta possível em comparação a pedir desculpas por bagunçar o espaço.

Rams, time da NFL, fecha parceria com empresa NFT

O Los Angeles Rams, time da NFL, fechou uma parceria com a empresa NFT responsável pelo NBA Top Shot, a Dapper Labs, para a temporada de 2022. Esta é a primeira parceria da empresa com um time da liga de futebol americano por uma temporada inteira.  

A Dapper Labs já vem trabalhando com a NFL, com a criação do marketplace NFL ALL DAY. O Rams vai virar tema de NFTs que dão vantagens exclusivas aos seus donos dentro do marketplace. 

Primeira coleção de NFTs do Rams

A primeira coleção de NFTs do Rams dentro da parceria é a edição limitada dos NFTs representando os anéis da última edição do Super Bowl, do qual o Rams foi campeão. Os jogadores, treinadores e equipe receberam o item pela vitória do time. 

Jen Prince, chefe comercial do Los Angeles Rams, comentou que as reações ao anel foram de cair o queixo. “A magnitude e beleza do anel e do que ele significa apresentou uma oportunidade incrível para preservar uma memória para a vida toda – não apenas na forma física, mas agora em forma de NFT para os fãs”, afirmou Prince. 

A coleção já está à venda desde 11 de agosto na plataforma NFL ALL DAY. Os itens se dividem em três categorias: Starter Ring, All-Star Ring and Hall of Fame Ring, com os preços variando de $9 até $699. 

Futuro da parceria

Ao longo da temporada outros itens do time devem ser lançados. A Dapper Labs também vai participar de conteúdos do Rams, como o Moment of the Month, que mostra a jogada preferida dos fãs todo mês. Além disso, as duas marcas vão criar conteúdos educativos a respeito de NFTs e do marketplace na NFL. 

“Nós estamos empolgados em trabalhar com a Dapper Labs para dar aos fãs do Rams uma oportunidade de ser parte da história e de celebrar nossa vitória no Super Bowl de uma forma sem precedentes”, afirmou Jen Prince, do Los Angeles Rams. Ele ainda afirmou que “esta parceria de primeira classe é um ótimo caso de estudo para como esta tecnologia transformadora vai nos permitir alcançar nossos fãs e engajar novas, tanto aqui na Califórnia quanto ao redor do mundo”. 

Dave Feldman, vice-presidente sênior da NFL ALL DAY, elogiou o Rams, afirmando que o time é uma das franquias esportivas mais proeminentes de todas. “Nós estamos ansiosos para trabalhar com o LA RAMS para amplificar a experiência dos fãs através de colecionáveis únicos e de eventos que aproximem os fãs do seu time e jogadores favoritos mais do que nunca”, completou Feldman. 

O que é o NFL ALL DAY?

Criado pela empresa NFT Dapper Labs, o marketplace do NFL ALL DAY transforma momentos importantes da NFL, a maior liga de futebol americano do mundo, em colecionáveis digitais. Outro projeto muito parecido, também da Dapper Labs, é a NBA Top Shot, que transforma momentos da NBA em NFTs. De acordo com o site oficial, desde seu lançamento, a plataforma já alcançou 186 mil usuários que adquiriram 500 mil pacotes.

NFL e os NFTs

Os NFTs também estiveram presentes na edição do Super Bowl deste ano. Alguns dos que compraram ingressos para a partida ganharam NFTs exclusivos de acordo com seus assentos como lembranças digitais do jogo.

Uber prevê cancelamento de programa de fidelidade

A Uber divulgou, no último sábado (13), que irá finalizar seu programa de fidelidade chamado Uber Rewards. Em resumo, os usuários vão poder juntar pontos até o término de agosto e substituí-los por vantagens até o final de outubro.

Neste sentido, a empresa decidiu pelo compartilhamento aos clientes por meio de um e-mail. Nele, está inserido o cronograma para o término do Uber Rewards. Até 31 de agosto, poderá ser acumulado os pontos.

Já o dia 31 de outubro é o prazo para trocar pontos acumulados. No dia seguinte, o Uber Rewards será totalmente encerrado. Ainda no comunicado, a Uber relata que os usuários vão poder visualizar e recolher benefícios através da seção “Conta” no aplicativo.

Lançado no Brasil em agosto de 2019, o Uber Rewards foi uma forma de ofertar benefícios como descontos e vantagens nas corridas para os usuários mais frequentes da plataforma. Já os pontos poderiam ser gerados mediante o valor de viagens na Uber e pedidos de entrega no aplicativo Uber Eats. Este foi finalizado no Brasil em março de 2022.

Meta processa empresas do Brasil em função de venda de seguidores no Instagram

A Meta, responsável por controlar o Facebook, o Instagram e o WhatsApp, anunciou que processa duas empresas brasileiras por gerar engajamento inválido. De acordo com a companhia de Mark Zuckerberg, a MGM Marketing Digital LTDA e a Igoo Networks Eireli Me comercializavam curtidas, seguidores e visualizações a outros perfis da rede social.

Conhecida como fazenda de cliques, a prática vai contra os Termos de Uso do Instagram. Ainda segundo a Meta, as companhias operavam com os nomes: “InstaBrasil”, “Seguidoresgram”, “InstaCurtidas”, “SMM Revenda” e “Seguidores Brasil”.

“Além da venda de engajamento, alguns dos serviços solicitavam as credenciais de login de usuários do Instagram”, disse Jessica Romero, diretora jurídica da Meta, em entrevista ao site g1.

Na última quarta-feira (10), o juiz Luis Felipe Ferrari Bedendi classificou as alegações apresentadas como grave. A Meta quem relatou as manifestações. Por outro lado, cinco dias foi o prazo estabelecido para que MGM Marketing Digital e Igoo Networks apresentem suas opiniões.

Do mesmo modo, a dona do Facebook comunicou que faz o processo de desativação das contas que visam engajar de forma falsa, além de notificar mais de 40 empresas brasileiras pela prática no Instagram e no Facebook.