Novo medicamento brasileiro ameniza efeito de quimioterapia

bem-estar-saiba-sobre-novo-medicamento-brasileiro-capaz-de-amenizar-efeito-de-quimioterapia

 

Aprovada recentemente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), uma nova droga produzida no Brasil, que reduz os efeitos colaterais do tratamento contra o câncer, será introduzida no mercado ano que vem. O Fiprima (filgrastim) é o primeiro medicamento biossimilar inteiramente desenvolvido no país – e o primeiro da América Latina. Este tipo de droga é produzido a partir de um organismo vivo, e não apenas através da manipulação química em laboratório.

Em todo o mundo, há registro de apenas 20 biossimilares, incluindo o Friprima. Essas drogas são consideradas uma nova proposta da indústria farmacêutica global.

O medicamento é uma versão da fórmula originalmente desenvolvida pela Roche, cuja patente expirou no início dos anos 2000. O laboratório Eurofarma é o responsável pelo novo biossimilar, que será produzido pela Focruz e distribuído gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A droga é indicada para pacientes com o sistema imunológico comprometido por conta de tratamentos quimioterápicos, pois permite o restabelecimento da imunidade.

Tags

comente