Cinco bilhões de celulares serão descartados no mundo, diz levantamento
Cerca de 5 bilhões de telefones celulares serão descartados até o fim de 2022. É o que estima a associação internacional Weee Forum, segundo o levantamento divulgado nesta quarta-feira. Antes de mais nada, a companhia trabalha com o manejo do lixo de equipamentos eletrônicos.
Dessa maneira, a estimativa foi calculada com base em dados de comércio internacional, conforme a associação, que reúne entidades de 46 países relacionadas ao manejo responsável de lixo eletrônico. Países como Portugal, Dinamarca, Reino Unido, India e África do Sul integram o corpo de exercício.
Os celulares chegariam a formar uma torre com 50 mil quilômetros de extensão, uma vez que ficassem empilhados uns em cima dos outros. Além disso, a associação indicou que existe um total de 16 bilhões de celulares no planeta.
“As pessoas tendem a não perceber que todos esses itens aparentemente insignificantes têm muito valor e juntos em nível global representam um volume enorme”, afirmou o diretor geral do Weee Forum, Pascal Leroy, comentando acerca da presença de materiais valiosos na composição desses equipamentos, a exemplo do ouro.