20.3 C
São Paulo

Pesquisadores explicam mistério do sorriso de Monalisa

É Pop!

Pesquisadores britânicos anunciaram na última semana a pesquisa que pode ter chegado à explicação definitiva para o sorriso de Monalisa. A pintura mais famosa do mundo sempre intrigou seus observadores devido ao sorriso contido da musa. Afinal de contas, ela está sorrindo ou não? Mais de 500 anos depois de Leonardo Da Vinci pintar a tela, pesquisadores acreditam ter chegado a uma conclusão. A resposta pode estar na técnica de pintura, que dá diferentes interpretações, de acordo com ângulo do qual é observada.

A pesquisa chegou a esta conclusão após estudos em uma obra recém-descoberta de Da Vinci: “La Bella Principessa”. Os pesquisadores encontraram muita semelhança na técnica utilizada nas duas obras. Ambos os retratos foram pintados com a técnica “sfumato”, com variações sutis de tonalidades, gerando possíveis ilusões de ótica.

Assim, quando se olha nos olhos da Monalisa, os lábios parecem inclinar-se levemente para cima. Mas, se olhamos direto para a boca, o sorriso desaparece.

O mesmo acontece com “La Bella Principessa”. O sorriso surge e desaparece de acordo com o ângulo do qual é observado. Confira as duas pinturas:

O sorriso mais misterioso da história da arte

O mesmo acontece com o sorriso de La Principessa

comente
Ler a próxima matéria

Com 67 anos e de topless, Grace Jones arrasa no bambolê

- Advertisement -spot_img

Leia também

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias