19.8 C
São Paulo

Como seria sua vida se você tivesse nascido em outro país?

É Pop!

Não é difícil encontrarmos brasileiros irados com nosso país, convictos de que moramos no pior lugar do planeta. Os indicadores sociais e a simples observação da realidade indicam que não é bem assim, embora, é claro, existam outras nações cujos habitantes têm uma qualidade de vida bem maior em comparação com a nossa. O site If It Were My Home (Se Fosse a Minha Casa, em tradução livre) faz essa comparação de uma maneira bem simples e direta.

A vida em Oslo, capital da Noruega, é bem mais tranquila do que em países como o Brasil (iStock).

Basta acessar o site, informar em qual país você vive e escolher outro para o comparativo. A ferramenta se baseia em diversos índices relativos às nações, como a expectativa de vida da população, a renda per capita e a taxa de desemprego.

Ao colocarmos lado a lado o Brasil com Níger, o último colocado na lista de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo, vemos que um brasileiro típico vive 18,5 anos a mais e ganha quase 94% a mais. Por outro lado, nós temos uma chance 86% maior de sermos presos e 82% maior de sermos assassinados.

Os noruegueses, por sua vez, líderes do ranking por IDH, têm 87% menos chances de morrer na infância e ganhar 4,6 mais dinheiro do que os brasileiros, mas gastam 8,6 vezes mais em cuidados com a saúde e usam mais de 10 vezes mais energia do que nós. Após o comparativo, a página ainda traz um resumo sobre a história do país pesquisado.

comente
- Advertisement -spot_img

Leia também

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias