17.1 C
São Paulo

Como Amsterdã devolveu as ruas às pessoas

É Pop!

Em todos os cantos do mundo, quando o poder público resolve tirar um pouco do privilégio dos carros para abrir espaço ao transporte público e às bicicletas – ou seja, às pessoas – muitos argumentam que “aqui não é Amsterdã”. Porém, hoje conhecida mundialmente pelo baixo uso de veículos motorizados pessoais, a maior cidade da Holanda nem sempre foi assim. Uma série de imagens mostra como Amsterdã deixou de ser uma cidade voltada aos carros para dar qualidade de vida a seus moradores.

O projeto faz parte da tese de mestrado da estudante Cornelia Dinca, que criou um blog para publicar as fotos comparativas. Com a ajuda do fotógrafo Thomas Schlijper, ela voltou a lugares retratados em imagens antigas para ver como estão agora. Cornelia nota que não se trata apenas de pintar ciclofaixas no asfalto: a mudança também incluiu a construção de parquinhos e fontes, plantação de árvores e expansão de calçadas.

Quanto tempo será que os governantes brasileiros ainda vão levar para tomar as atitudes que já são regra em locais como Amsterdã desde a década de 1980?

Imagens: Antigas – Reprodução/Amsterdam Archives. Novas – Divulgação/Thomas Schlijper

comente
- Advertisement -spot_img

Leia também

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias