15.2 C
São Paulo

Passageiro assume controle e pousa avião nos EUA após piloto desmaiar

É Pop!

Um episódio marcante aconteceu na Flórida, na última terça-feira (11). Um dos passageiros de um monomotor Cessna 208 precisou assumir o volante do veículo e pousar a aeronave privada na Flórida, depois do piloto sentir mal-estar. De acordo com o “herói” do dia, o condutor “ficou insconciente”.

O comunicado foi feito aos controladores de tráfego aéreo na tarde do dia 10 de maio, conforme o áudio do LiveATC.net.

“Eu não tenho ideia de como pilotar um avião”, frisou o passageiro.

Responsável pelo tráfego aéreo, Robert Morgan, um instrutor de voo certificado, estava em momento de pausa quando uma ligação chego de um dos aviões, com embarque das Bahamas.

“Eu fui até lá e quando cheguei na sala, estava muito movimentada. Os funcionários me disseram que o piloto estava incapacitado e que havia passageiros no avião. Eles não têm experiência de voo”, revelou, em entrevista à CNN.

Ciente de que um dos passageiros tinha familiaridade com a aviação por observar outros profissionais conduzindo aeronaves, Morgan precisou entender que ele nunca havia pilotado um avião, mas estava calmo.

“Ele disse: ‘Eu não sei voar. Eu não sei parar essa coisa se eu conseguir aterrissar na pista'”, frisou.

Com uma foto do painel do modelo de avião Cessna, o instrutor passou algumas instruções para seu novo pupilo. Dessa maneira, guiou o veículo para o maior aeroporto da região, para encontrar uma posição próxima ao Aeroporto Internacional de Palm Beach.

“Tente segurar o nível das asas e ver se consegue começar a descida. Pressione os controles e desça em um ritmo muito lento”, explicou o controlador de tráfego no rádio ao passageiro.

Imagens obtida pela afiliada da CNN WBPF verificou que o passageiro conseguiu executar uma atividade que, em teoria, leva cerca de 20 horas para ser aprendida em uma aula comum de voo.

“Eu achei que fosse chorar naquele momento, porque havia muita adrenalina acumulada”, apontou Morgan.

Na ocasião, outros pilotos se impressionaram com a situação, no momento em que outro agente de tráfego aéreo comentava no rádio o passo a passo do episódio, de acordo com os registros capturados pelo site LiveATC.net.

- Advertisement -spot_img

Leia também

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias