Projeto sueco realiza permuta de roupas pelo Instagram

Quanto mais as mídias sociais se difundem, mais as pessoas repensam seu modo de realizar algumas tarefas. Na Suécia, agora, você pode adquirir peças de roupa gratuitamente, bem como emprestar aqueles itens que só ocupam espaço no guarda-roupa, através de uma hashtag no Instagram. O projeto ShareWear tem como objetivo eliminar o desperdício têxtil, fazendo com que as pessoas troquem de roupas entre si em vez de jogarem as peças no lixo.

O ShareWear tem como objetivo reduzir o desperdício têxtil, fazendo com que as pessoas repassem aquelas peças que não saem mais do guarda-roupa (Divulgação/ShareWear).

O ShareWear tem como objetivo reduzir o desperdício têxtil, fazendo com que as pessoas repassem aquelas peças que não saem mais do guarda-roupa (Divulgação/ShareWear).

A campanha funciona com base na confiança dos envolvidos. A ideia é emprestar um item, ficar com ele por uma semana, e então passar adiante, através do uso da hashtag #sharewear. Os criadores do projeto contaram com o apoio dos famosos designers suecos Filippa K, Hope, House of Dagmar, NIKOLAJ d’ETOILES, Uniforms for the Dedicated, Weekday e Whyred, que forneceram peças exclusivas para darem o pontapé inicial nas permutas.

O projeto conta com o apoio dos designers suecos Filippa K, Hope, House of Dagmar, NIKOLAJ d’ETOILES, Uniforms for the Dedicated, Weekday e Whyred (Divulgação/ShareWear).

Basta procurar no Instagram imagens com a hashtag determinada, encontra uma peça que seja do seu interesse e, caso seja o primeiro a comentar, a roupa é sua. Após uma semana, deve então postar uma foto do vestuário com a mesma hashtag, repassando para o primeiro que demonstrar interesse, dando continuidade ao ciclo. O ShareWear não conta com serviço de frete, então o interessado só deve pedir uma roupa quando tiver certeza que consegue buscar pessoalmente com o beneficiário anterior. E além de continuar o repasse das roupas que já estão em circulação, é claro, o grupo incentiva os usuários a postarem fotos das próprias roupas das quais desejam se desfazer.

Além de roupas, o ShareWear também aplica o procedimento a acessórios, como sapatos e bolsas (Divulgação/ShareWear).

Parte da Democreativity Initiative (algo como “Iniciativa de Democriatividade”, em português), a ShareWear deseja realizar ações de criatividade e sustentabilidade dentro da indústria fashion, além de possibilitar que pessoas de todas as posições sociais e econômicas tenham acesso aos itens de alta costura, que de outra forma não teriam como pagar. “Todos os anos, milhões de toneladas de têxteis são jogados fora na Suécia e em outros países ao redor do mundo, mesmo quando a maioria disso poderia ser reciclada, doada ou readaptada”, explicou Sofia Kinbert, Diretora Global de Marketing da Visit Sweden, organização idealizadora da campanha junto com o Swedish Institute. “A coleção ShareWear almeja aumentar a consciência na indústria a respeito desse problema, oferecendo ao mesmo tempo uma solução alternativa”, declarou.

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