14.5 C
São Paulo

Projeto paulista ajuda a reduzir lixo em aterros

É Pop!

A cidade de São Paulo produz cerca de 20 mil toneladas de lixo diariamente, sendo a maior produtora de lixo do país, que produz 250 mil toneladas por dia. Para diminuir esses números, surgiu em 2014 uma iniciativa da Prefeitura da capital paulista em parceria com a Morada da Floresta com o objetivo de mostrar que existem alternativas para reaproveitar aquilo que não queremos mais. Dessa forma, o projeto Composta São Paulo procura reduzir a quantidade de lixos que vai para o aterro.

O projeto procura atingir diretamente as famílias, já que dessas 20 mil toneladas, 12 mil são produzidas por casas. (Imagem: Reprodução/Youtube)

Considerando que quase metade do volume de lixo produzido pelas casas é de matéria orgânica, a intenção é ensinar e incentivar a compostagem doméstica, que recicla os resíduos orgânicos e transforma os restos de alimentos em adubo. O adubo é criado juntamente com matéria vegetal seca, ficando humidificado e sendo um ótimo fertilizante do solo.

A conscientização começa com a distribuição de kits especiais que ajudam a compostagem manual. As casas recebem a instalação gratuita de composteiras caseiras, que são sistemas de reciclagem em que microrganismos fazem a transformação de restos de alimentos em adubo. O sistema não exala cheiros ruins, além de ser higiênico, compacto e fácil de usar.

São mais de 1.500 casas já inscritas no programa, que já economizaram mais de 250 mil toneladas em seis meses. Antes de receber as composteiras e o kit, as famílias participam de oficinas sobre o funcionamento e a utilização delas. Cada sistema tem a capacidade de reciclar até 2 quilos de lixo por dia, o que pode reduzir bastante o volume produzido.

O reaproveitamento desse lixo que acabaria em aterros sanitários é simples e requer apenas que as famílias separem o alimento orgânico. Além disso, a prática é boa não só para a natureza, mas para a cidade, que economiza nos gastos com o lixo. Além disso, o adubo pode ser usado em vasos de plantas e hortas caseiras.

Tags

comente
Ler a próxima matéria

Nova novela de Benedito Ruy Barbosa fala da volta de Jesus

- Advertisement -spot_img

Leia também

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias