Fiocruz identifica fungo inédito; saiba mais
De forma inédita, os cientistas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) constaram a presença do fungo Histoplasma capsulatum, que causa a histoplasmose, uma doença que pode gerar os pulmões e levar à morte. O caso aconteceu na Antártica. As identificações foram publicados na revista Emerging Infectious Diseases (EID journal), dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, em um dos primeiros artigos científicas do projeto Fioantar, da Fiocruz no continente.
“Esta descoberta destaca a necessidade de vigilância sobre agentes emergentes de micoses sistêmicas e sua transmissão entre regiões, animais e humanos na Antártica”, enfatiza o artigo.
Apesar de ser uma doença cosmopolita de impacto global, a histoplasmose possui maior incidência nas Américas, mas é pouca notada em áreas de clima frio. Conforme os especialistas, a presença de Histoplasma sp. no continente antártico induz a questões como, por exemplo, quando teria sido vistas no continente e se sua detecção teria relação com as mudanças climáticas.