Mamífero mais antigo do Brasil é identificado por cientistas
Uma equipe de paleontólogos brasileiros e ingleses encontrou os mamíferos considerados como moradores mais antigos do mundo. O trabalho de pesquisa durou aproximadamente 20 anos. Diante do estudo, ficou constatado que fósseis encontrados na região central do Rio Grande do Sul estão relacionados a uma espécie de roedor.
A base do levantamento, sobretudo, compreendeu análises de microscopia das mandíbulas e dos dentes de cinodontes intitulados Brasilodon quadrangularis. Eles foram encontrados fossilizados em rochas do período Triássico no estado. Já os parentes antigos das capivaras habitaram o Sul do país há 225 milhões de anos.
No dia 6 de setembro, as descobertas foram divulgadas na revista científica Journal of Anatomy. Com 20 centímetros de comprimento total, os pequenos brasilodotídeos possuíam peso de mais de 15 gramas. A semelhança deles era comparada aos pequenos roedores atuais.
Vale ressaltar que, na literatura científica, eles são descritos como integrantes de uma natureza biológica reptiliana, conforme apontam vários pesquisadores.