Metaverso Esportivo da EA pode estar em desenvolvimento
Embora a especulação selvagem em torno dos metaversos tenha se acalmado um pouco no ano passado, a ideia está longe de morrer, com várias empresas ainda trabalhando arduamente tentando encontrar maneiras de integrar todas as suas propriedades em um espaço enorme e interconectado. O último a discutir essas ideias é a Electronic Arts, com o CEO Andrew Wilson respondendo a uma pergunta durante a teleconferência de hoje sobre um potencial metaverso da EA Sports com o que parece muito com um plano concreto para fazer um em um futuro próximo.
Durante a parte de perguntas e respostas, perguntaram a Wilson se ele já havia pensado em “pegar todas as suas comunidades esportivas isoladas e pensar em uma maneira de reuni-las” para “apenas criar, por falta de uma palavra melhor, um metaverso? ”
A isso, Wilson deu uma resposta longa descrevendo uma série de razões pelas quais uma editora como a EA poderia considerar fazer exatamente isso. Ele começou reiterando a enormidade da comunidade de jogadores da EA: mais de 700 milhões de jogadores, dos quais cerca de metade interage de alguma forma com o catálogo de esportes. A própria EA Sports é, segundo Wilson, “uma das marcas esportivas mais conhecidas e reconhecidas”. E as próximas gerações Z e Alpha, continuou ele, costumam usar a EA Sports como ponto de entrada para o amor pelos esportes em geral.
“O que sabemos ser verdade neste momento é que os nossos jogadores passam em média cerca de 90 minutos por sessão dentro de um dos nossos jogos. Eles então deixam aquela experiência de jogo onde estiveram profundamente conectados com sua unidade principal de amigos, então eles vão e falam sobre essa experiência em outra plataforma, então eles vão e criam conteúdo sobre essa experiência em outra plataforma, então finalmente eles vão e assista esse conteúdo em outra plataforma. Acreditamos que temos uma oportunidade significativa nos próximos anos para aproveitar o poder dessa comunidade dentro e fora dos nossos jogos, que é realmente o terceiro pilar da nossa estratégia central, e será liderada pela nossa marca EA Sports”.
EA vê como o Metaverso como grande oportunidade
Wilson reiterou que embora não tivesse nada a anunciar hoje, a EA vê “uma oportunidade incrível” em todas estas relações interligadas entre a popularidade da EA Sports, como os jogadores se comportam dentro e fora dela, e como pode interagir com outras experiências. “Então o melhor que posso dizer é: observe este espaço”, concluiu.
Embora as especulações sobre o metaverso tenham esfriado no ano passado, a estratégia de Wilson parece muito mais tática e focada do que algumas das propostas mais grandiosas do metaverso lançadas por empresas como Epic e Meta no passado. E seus comentários não são chocantes à luz do sucesso contínuo da empresa na EA Sports. No relatório de lucros de hoje, a EA relatou reservas líquidas de US$ 2,37 bilhões e receita líquida de US$ 1,945 bilhão para o trimestre encerrado em 31 de dezembro de 2023, em grande parte impulsionado pelo desempenho do EA Sports FC superando as expectativas com um crescimento de 7% ano a ano. E isso nem chega às outras propriedades: NHL, UFC, F1, PGA Tour, WRC e o tão aguardado EA Sports College Football. Com os seus serviços ao vivo representando agora 73% dos negócios da EA, não é surpresa que a EA queira encontrar formas de capitalizar esse poder, especialmente agora que está provado que não precisa do nome FIFA associado para ter sucesso.