Nasa realiza colisão de nave com asteroide nesta segunda-feira
A missão DART (Double Asteroid Redirection Test) da Nasa vai viajar, nesta segunda-feira (26), aproximadamente seis quilômetros para colidir a sua espaçonave junto a um asteroide em uma alternativa de alterar a trajetória deste corpo celeste.
Apesar desse asteroide não ser uma ameaça à Terra, a agência comenta que a missão vai testar uma tecnologia que pode ser empregada na defesa do planeta contra possíveis riscos no futuro. Dessa maneira, o DART encontrará um sistema binário de asteroides integrado por “Didymos”, de aproximadamente 780 metros de diâmetro.
Além disso, o “Dimorphos”, de cerca de 160 metros de tamanho, o “Didymos” também estará em jogo. Conforme a Nasa, a missão deve colidir com o corpo celeste inferior como ferramenta de alterar sua órbita na parte interna do sistema.
Em resumo, a espaçonave é aproximadamente 100 vezes menor que o Dimorphos, então não conseguirá eliminar o asteroide. Durante a missão, as imagens iniciais de Dimorphos serão removidas. As fotografias serão realizadas pelo Didymos Reconnaissance and Asteroid Camera for Optical Navigation, ou DRACO, que vai funcionar como os olhos do DART.
O resultado da colisão, agendada para às 20h14, será transmitido no canal da agência no YouTube.