19.8 C
São Paulo

Noruega terá maior parque eólico em terra firme da Europa

É Pop!

1Noruega terá maior parque eólico em terra firme da Europa

 

Em mais uma demonstração de como os países europeus se tornaram pioneiros na produção de energia limpa e sustentável, o governo da Noruega divulgou planos de construir o maior parque eólico em terra firme do continente inteiro. O projeto é financiado por três empresas locais da iniciativa privada e tem a capacidade de dobrar a atual capacidade do país de produzir energia a partir da força dos ventos.

Apesar de ser a maior produtora de petróleo da Europa, a Noruega tenta há anos diversificar sua matriz energética para se desvencilhar o máximo possível da dependência de combustíveis fósseis. O futuro parque eólico gigantesco é mais um passo nessa direção. A megaestrutura na realidade será um complexo com seis usinas independentes, que serão capazes de produzir, juntos, cerca de 3,4 TWh por ano, mais do que a capacidade atual de produção de energia eólica do país. Para efeitos de comparação, a União Europeia inteira consome 20 mil TWh por ano.

Two Engineers in a Wind Turbine Power Station

A construção deve começar já este ano e a previsão é de que o parque esteja em pleno funcionamento até 2020. As empresas investirão aproximadamente 1,1 bilhão de euros (4,67 bilhões de reais) na empreitada.

Imagens: iStock

Tags

comente
- Advertisement -spot_img

Leia também

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias