19.8 C
São Paulo

Nova película capta energia solar de dia e libera calor à noite

É Pop!

Como a energia solar está se tornando uma das maiores fontes de abastecimento no mundo – uso que só tende a aumentar no futuro – os cientistas começaram a trabalhar em maneiras mais eficientes de armazenar este potencial. Em particular, para seu uso no período noturno ou em dias nublados. Uma das novidades no assunto acaba de ser divulgada por uma equipe de pesquisadores do MIT, que desenvolveu um material capaz de armazenar a energia do sol de dia e liberá-la na forma de calor mais tarde, conforme necessário.

A nova película pode se aplicada em diferentes superfícies, incluindo suas roupas. (Foto: iStock)

O produto é uma espécie de película transparente que pode ser aplicada em diferentes superfícies, incluindo vidro e até roupas. De acordo com o artigo, publicado na revista Advanced Energy Materials, o processo desenvolvido pelos pesquisadores do MIT é bastante inovador.

Muitos processos existentes hoje em dia consistem no armazenamento da energia solar para convertê-la em eletricidade. Já a nova película é responsável por provocar uma reação química que produz calor, assim, a energia pode ser mantida por tempo indeterminado em uma forma molecular estável – no caso, um polímero – até que esteja pronta para ser usada.

comente
- Advertisement -spot_img

Leia também

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias