20.3 C
São Paulo

Resort de luxo é alimentado 100% por energia solar

É Pop!

 

Assinado por Yuji Yamazaki, o hotel cinco estrelas Kaafu Atoll, localizado no arquipélago das Maldivas, no Oceano Índico, é o primeiro da categoria a utilizar exclusivamente a luz solar como fonte de energia. O responsável pelo projeto o considera “o sonho de todo arquiteto”. Desenhado para causar o mínimo de impacto possível, o resort fica em uma ilha própria e possui uma área total de mais de 52 mil m², incluindo bangalôs que parecem flutuar no oceano. Tudo movido à energia captada lá mesmo.

Yamazaki explica, em entrevista ao site Inhabitat, que os painéis solares espalhados pelo local receberam o status de elemento de design para que realmente fizessem parte do projeto sem que destoassem do resto. “A chance de imaginar um resort em uma localização fantástica como esta e ter o desafio de desenvolver um empreendimento autossustentável em termos de energia foi a oportunidade da minha vida”, avalia o arquiteto.

As placas solares são capazes de gerar mais de um megawatt de energia por dia, que é mais do que suficiente para alimentar a demanda diária do hotel. O resto é armazenado para dias nublados ou chuvosos. Além disso, a ilha ainda conta com um tanque de dessalinização que a torna suficiente também em água, retirada do oceano que a cerca. O sistema de tratamento dos resíduos e o paisagismo elaborado para minimizar a erosão são outros pontos elementos pró-meio ambiente utilizados pelo resort.

Imagens: Divulgação

comente
Ler a próxima matéria

“Me sinto mais bonita agora”, diz Juliana Paes

- Advertisement -spot_img

Leia também

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias