Confira as melhores Criptos Esportivas para 2024

A introdução da tecnologia blockchain e das criptomoedas revolucionou a forma como os fãs de futebol podem apoiar seus times favoritos. Antes, a satisfação emocional, os tratamentos prioritários e o direito de se gabar motivaram os apoiadores.

Agora, com a introdução dos fan tokens, os torcedores podem ganhar recompensas na forma de tokens que podem ser trocados por vantagens, recompensas resgatáveis e até mesmo a oportunidade de votar em assuntos relacionados ao clube.

Os tokens de torcedor são ativos digitais projetados especificamente para fãs de esportes que oferecem uma série de benefícios de associação. Os detentores de fan tokens geralmente têm direito a uma ampla gama de vantagens exclusivas. Isso inclui acesso a conteúdo exclusivo, mercadorias, experiências e o direito de votar nas decisões do clube.

A indústria criptográfica viu seu primeiro conjunto de fan tokens em 2019, quando Juventus e Paris Saint-Germain iniciaram o movimento lançando seus próprios ativos digitais. Desde então, muitos clubes de futebol na Europa e em outras partes do mundo seguiram o exemplo e adotaram um sistema semelhante de ativos digitais. Os clubes se beneficiam dos fan tokens ao usá-los como ferramentas para gerenciar as atividades dos torcedores em redes blockchain. Enquanto isso, os torcedores desfrutam de uma série de benefícios que incluem ter uma palavra a dizer diretamente nas pesquisas relacionadas ao time e ter a oportunidade de ganhar produtos exclusivos do time.

SPURS

O Tottenham Hotspur estava em uma boa fase no início da temporada 23/24 da Premier League, alcançando o topo da tabela após uma série de invencibilidade. Esse sucesso em campo coincidiu com o lançamento do fan token SPURS em outubro de 2023.

O lançamento do fan token SPURS foi um evento significativo para os torcedores de longa data do Tottenham Hotspur, pois lhes proporcionou uma nova maneira de interagir com o clube e ganhar recompensas exclusivas. Essas recompensas incluem ganhar ingressos para os próximos dias de jogos e participar de encontros e cumprimentos exclusivos com jogadores do time.

O lançamento do fan token SPURS também foi um sinal do compromisso do Tottenham Hotspur com a inovação digital e o envolvimento dos torcedores, com o clube se juntando a uma lista crescente de times da Premier League que lançaram fan tokens. Está claro que eles estão procurando novas maneiras de se conectar ainda mais com sua base de fãs global, à medida que o Tottenham Hotspur continua a expandir o conjunto disponível de vantagens e benefícios para manter tokens de fãs do SPURS.

PSG

O Paris Saint-Germain é um famoso clube de futebol francês com sede em Paris, França. Foi fundado em 1970 e cresceu e se tornou um dos clubes mais reconhecidos do mundo, vencendo a Ligue 1 francesa em diversas ocasiões.

O clube foi um dos primeiros a adotar o token do fã-clube já em 2019. O Paris Saint-Germain cunhou o token PSG no blockchain Ethereum. Também está disponível na plataforma de fan tokens Socios. Socios é um mercado popular de fan tokens onde você pode comprar ou negociar tokens. Você também pode usar a plataforma para acompanhar as próximas ofertas de fan tokens.

Os tokens PSG permitem que os titulares participem do processo de escolha da mensagem a ser escrita na braçadeira de capitão. Os titulares também ganham acesso a experiências VIP selecionadas no clube e podem usar os tokens para adquirir mercadorias oficiais do time PSG.

SANTOS

O Santos é um time de futebol brasileiro muito respeitado e um dos mais populares do continente sul-americano. O clube foi fundado em abril de 1912 e tem sede na Vila Belmiro, Santos, São Paulo.

Algumas das figuras mais icônicas da história do futebol jogaram pelo Santos em algum momento de suas carreiras. Eles incluem Pelé, três vezes vencedor da Copa do Mundo da FIFA, e o atual artilheiro de todos os tempos da seleção brasileira, Neymar. Ambos os jogadores deixaram impressões marcantes no futebol mundial e contribuíram para a popularidade do Santos.

O clube de futebol lançou seu fan token, SANTOS, em novembro de 2021. O token SANTOS é baseado na Binance Smart Chain como um protocolo BEP-20. Os titulares do SANTOS podem participar de todas as atividades do time santista e eventos de votação. Os fãs realizam o processo de votação na plataforma de votação Binance Fan Token. Os torcedores podem, por exemplo, votar na música de aquecimento do time antes de uma partida de futebol.

Outros benefícios para titulares de SANTOS incluem acesso a NFTs, produtos oficiais do clube e GameFi. SANTOS é um dos fan tokens mais populares por capitalização de mercado.

Confira os setores Web3 que devem despontar em 2024

Após um 2023 instável, o universo Cripto projeta um 2024 promissor e com muitas oportunidades de lucro e novas tendências para o mercado Web3. Seja pela nova “camada” de Bitcoin a ser disponibilizada, ou, o avanço tecnológico que deve aperfeiçoar o mundo dos GameFis, confira agora os setores Cripto para se ficar de olho ano que vem:

Bitcoin

Devido ao efeito combinado das recentes aprovações de fundos negociados em bolsa (ETFs) e o halving eminente, o Bitcoin hoje avaliado em US$ 41.718 desempenha um papel de liderança em 2024. As previsões sobre o quão alto o preço do Bitcoin poderia subir variam de US$ 80.000, de acordo com a Bitwise Invest, a uma ousada previsão de um milhão de dólares do fervoroso apoiador do BTC, Samson Mow.

Tokenização

A transferência de ativos do mundo real para a blockchain provavelmente se tornará uma das tendências definidoras em 2024. A tokenização permite a propriedade fracionada, o que significa dividir grandes ativos, como imóveis, em pequenos pedaços, tornando-os mais acessíveis a um público maior.

Uma pesquisa de 2023 da Ripple mostra que 72% dos líderes financeiros planejam adotar a tokenização em seus negócios nos próximos três anos.

GameFi

Muitos especialistas esperam que os jogos baseados em blockchain superem os obstáculos enfrentados até agora em particular, a má experiência do usuário, que retardou o processo de adoção desses jogos.

Analistas da VanEck antecipam o lançamento de vários jogos blockchain AAA que têm chance de atingir 1 milhão de usuários.

Grande nome da música estreia sua coleção de NFTs

Pixelynx, uma empresa de metaverso de propriedade da Animoca Brands, cofundada pelo DJ e produtor Deadmau5, anunciou hoje seu mais novo conjunto de ferramentas para seu principal produto Korus, uma plataforma de criação musical alimentada por IA onde você pode mixar conteúdo usando IA e arquivos-tronco licenciados feitos por artistas e gravadoras, depois produza músicas e obtenha receitas.

A partir de hoje, Korus está lançando seus novos recursos para apresentar maneiras para os usuários criarem e experimentarem música, incluindo recursos visuais interativos, uma ferramenta de camadas e gravação de vídeo. Há também um novo recurso de playlist e um programa de recompensas para incentivar contribuições artísticas.

A principal ferramenta proprietária do Korus é chamada de “Sound Mosaic”, um algoritmo de composição musical que pode compor músicas com base nos arquivos-tronco carregados nele. Korus paga aos artistas pela música que eles carregam, e os artistas obtêm propriedade de cada novo conteúdo que usa seus caules. Os usuários dividem os royalties com os detentores originais da propriedade intelectual. A ferramenta Sound Mosaic será oferecida em breve como um SDK para desenvolvedores lançarem novas experiências musicais em seus produtos.

Cada artista na plataforma está desenvolvendo seus próprios modelos proprietários de IA com base em seu IP para monetizar isso para os fãs. Deadmau5 lançou seu modelo de IA “Mau5trap DNA” em junho, apresentando faixas de sua gravadora independente.

Metaverso de DJ terá interação com IA

Outro recurso da plataforma são seus companheiros de IA ou “KORS”, um robô amigável que você pode treinar para gerar novas músicas e imagens de álbuns. Por exemplo, “Crie uma faixa com um clima sombrio e uma vibração raivosa”. Existem três companheiros gratuitos para você colecionar, projetados em colaboração com Mau5trap e as empresas musicais Beatport e Pioneer DJ. Korus planeja adicionar acompanhantes pagos personalizados por artistas emergentes e importantes que incluem conteúdo exclusivo para fãs.

O primeiro novo recurso a ser adicionado à plataforma é “Scenz”, uma ferramenta de vídeo que ajuda você a criar visuais esteticamente agradáveis, selecionando fundos animados e imagens em movimento e avatares pela tela. Korus também permite gravar vídeos e compartilhar suas criações nas redes sociais.

O próximo recurso é chamado “Layer Mosaic”, que permite modificar hastes ajustando bateria, vocais, harmonia, melodia e acordes, bem como usar um pad XY para efeitos. Ele foi projetado para dar a você a sensação de atuar como um DJ e proporcionar uma sensação de “agência criativa musical”, disse Phull. Você também pode gerar novos sons por meio de prompts de texto de IA, semelhantes à plataforma Triniti lançada recentemente pela CreateSafe. Korus planeja incluir entradas de voz na próxima interação.

A Korus também está introduzindo uma moeda suave, “NOIZ”, que pode ser usada para comprar conteúdo de áudio e visual e downloads de música. A plataforma recompensa você por criar trilhas, compartilhar conteúdo e interagir com a plataforma. Você também será recompensado se fizer login todos os dias. Suas recompensas podem ser trocadas por itens colecionáveis digitais, produtos e cartões-presente.

Projeto inovador cria grupo de K-Pop no Metaverso; Entenda

SIU:, ZENA:, TYRA: e MARTY:. Grupo K-pop MAVE, que estreou com ‘Pandora’: Este é o nome dos quatro membros. Eles têm entre 19 e 20 anos e vêm de diversos países, dos Estados Unidos à Indonésia. Embora todos tenham características asiáticas, como é comum na indústria do entretenimento coreana.

O primeiro videoclipe da banda tem mais de 20 milhões de visualizações, e sua conta no Spotify tem mais de 1,5 milhão de ouvintes mensais. ‘Music Core” foi ao ar na MBC como se um grupo de K-pop com alguma influência tivesse vindo promover seu novo single. Membros do MAVE: Eles participaram do desafio TikTok e já comemoraram 100 dias desde a estreia.

Mas apesar das imagens e conquistas que o acompanham, o fato de serem avatares pode surpreender quem menos os conhece. Graças à inteligência artificial, tecnologia 3D, realidade aumentada e síntese de voz, esses cantores virtuais podem se igualar a qualquer grupo K-pop normal e às vezes são difíceis de distinguir de grupos humanos, especialmente quando se trata de cantar.

Grupo de K-Pop tem grandes ambições para o futuro da música

O nome MAVE vem das palavras make new wave ou meta wave, o que significa que tem “a ambição de criar uma nova onda na cena K-pop na era do metaverso”. Os nomes dos grupos pop coreanos geralmente contêm significados relacionados aos membros, ao que eles desejam alcançar com sua música e ao que desejam transmitir. Da mesma forma, nomes de fãs criados por agências de entretenimento também contêm relevância e significado para o grupo.

Neste caso, a razão pela qual os fãs de MAVE: são chamados de MAZE: (Labyrinth) significa que junto com o grupo, “vamos criar um novo caminho, um labirinto que ninguém se atreve a abordar, com a crença inabalável de que encontraremos uma saída.”

Fortnite está criando seu próprio Metaverso; Entenda

As ambições do metaverso da Epic Games para Fortnite têm se concretizado lenta mas seguramente, com o estúdio transformando o que antes era um simples jogo Battle Royale em uma plataforma por si só. Como parte da conclusão do Capítulo 4 do jogo, a Epic provocou o futuro de Fortnite com a introdução de um modo de corrida, um jogo de ritmo e uma colaboração LEGO incrivelmente ambiciosa.

A Epic Games revelou e detalhou totalmente três ramos inteiramente novos para o jogo Battle Royale conhecidos como ‘LEGO Fortnite’, ‘Rocket Racing’ e ‘Fortnite Festival’.

LEGO Fortnite é descrito como “a aventura LEGO de sobrevivência definitiva”, apresentando “mundos vastos e abertos” onde a magia da construção de LEGO e Fortnite colidem. Projetado para pessoas de todas as idades se divertirem juntas, o jogo incentivará a criatividade, a experimentação e a colaboração através do jogo.

Enquanto isso, Rocket Racing será “um jogo de corrida arcade supersônico onde os jogadores flutuam, voam e aceleram com os amigos através de uma seleção cada vez maior de pistas”. Desenvolvido por Psyonix, famoso pela Rocket League, este novo modo oferece uma experiência de corrida muito mais robusta quando comparado ao kart Fortnite padrão visto no mapa BR.

Metaverso do Fortnite tem até Shows ao vivo

Por último, mas não menos importante, está o Fortnite Festival: “um novo jogo musical onde os jogadores podem tocar em uma banda com amigos ou se apresentar sozinhos no palco com músicas de sucesso de seus artistas favoritos”. Tal como acontece com Rocket Racing, este jogo de ritmo é desenvolvido por uma subsidiária da Epic Games – Harmonix – mais conhecida por criar Guitar Hero e Rocksmith, o que significa que a mecânica do jogo deve ser sólida.

LEGO Fortnite irá ao ar no dia 7 de dezembro, com Rocket Racing seguindo de perto apenas um dia depois, no dia 8 – e Fortnite Festival na retaguarda, no dia 9 de dezembro. Fortnite tem sido de longe um dos títulos de serviço ao vivo mais dinâmicos, mas com esta próxima atualização, parece que a Epic Games está finalmente abrindo as comportas do metaverso, introduzindo oportunidades possivelmente infinitas.

2023 se torna ano dos fracassos para Games NFT; Entenda

De acordo com um estudo recente publicado pela CoinGecko, mais de três quartos de todos os jogos  blockchain lançados nos últimos cinco anos desapareceram.

Dos 2.817 jogos lançados entre 2018 e 2023 incluídos no estudo, apenas 690  ainda possuem uma base significativa de jogadores ativos.

Embora 2021 tenha visto o maior número de jogos  blockchain lançados em um único ano, com 738 jogos,  o maior número de jogos falhou no ano seguinte, quando a indústria de criptomoedas sofreu uma desaceleração significativa. Depois de apenas um ano, 742 falharam.

De acordo com a CoinGecko, isso resultou em jogos Web3 com uma taxa média de falhas de cerca de 80% ao ano desde 2018.

Veja os Games NFT que se mantiveram em alta durante 2023

A CoinGecko observou que os anos que registraram menos fracassos tendem a coincidir com o retrocesso dos mercados de alta, enquanto os anos de maior fracasso ocorreram no início de ciclos de mercado de baixa.

CryptoKitties foi um dos primeiros jogos da Web3 que despertou o entusiasmo dos usuários. Após obter um grande sucesso em 2017, o jogo não conseguiu sustentar a sua base de usuários. Decentraland, The Sandbox e Axie Infinity estão entre outros jogos Web3 que foram lançados nos anos iniciais do último ciclo de alta e ainda são amplamente jogados hoje.

De acordo com dados da CoinGecko, Alien Worlds, Splinterlands e Planet IX tiveram as três  carteiras ativas médias mais altas entre 1º de janeiro e 22 de abril de 2023, de acordo com os dados mais recentes.

Embora 2022 tenha registrado o maior número de jogos falhados, 2023 registrou um abrandamento nas tendências negativas da indústria. Em 27 de novembro deste ano, havia apenas 507 projetos fracassados.

Fãs ganham nova forma de assitir UFC com Metaverso

A Meta anunciou esta semana que está se unindo ao Ultimate Fighting Championship (UFC), uma das maiores promoções profissionais de artes marciais mistas (MMA), em uma experiência original no metaverso social VR da Meta, Horizon Worlds.

Neste projeto os clientes poderão assistir a partidas envolventes de 180 graus em resolução 4K ao lado de outros entusiastas do MMA. Entre as partidas, você pode discutir com outros usuários sobre seus lutadores favoritos e desbloquear recompensas exclusivas competindo em uma variedade de minigames individuais e de multijogadores.

“Não há quase nada em todos os esportes que se compare à emoção de um grande evento de MMA”, disse Craig Borsari, diretor de conteúdo e produtor executivo do UFC, em uma postagem oficial no blog Meta. “Estamos sempre procurando maneiras de capturar essa experiência e compartilhá-la com nossos fãs que não podem ir à arena. Foi assim que construímos este esporte ao longo dos anos – proporcionando aos fãs de todo o mundo oportunidades de interagir com nosso conteúdo, seja por meio de participação presencial, transmissões ao vivo ou mídias sociais.”

“E agora, Meta Horizon Worlds está levando o envolvimento dos fãs e a construção da comunidade a outro nível”, acrescentou. “A Meta foi pioneira na tecnologia VR através do Meta Quest 2 que faz você se sentir como se estivesse no convés do octógono, ao lado de nossos cinegrafistas. Ao mesmo tempo, o Mundial oferece um ambiente social envolvente onde os fãs podem ver e conversar uns com os outros em tempo real. Não há nada assim disponível para os fãs de MMA em nenhum outro lugar.”

Lutas do UFC ganharão upgrade histórico com Metaverso

A emoção do MMA não termina aí, porém. Além do Horizon Worlds, as partidas do UFC serão transmitidas ao vivo em 4K 180 graus via Xtadium, um aplicativo esportivo VR que apresenta eventos esportivos ao vivo, sob demanda e pay-per-view. Os assinantes do UFC FIGHT PASS podem acessar cartões UFC PPV adicionais e outros conteúdos originais por meio do aplicativo.

O MMA é um esporte intenso e de ritmo acelerado, onde a ação pode mudar rapidamente e os riscos podem mudar em questão de segundos”, disse Sebastian Amengual, CTO e cofundador da YBVR. “A VR aprimora a experiência de visualização, fornecendo uma visão envolvente e próxima da ação. Uma coisa é assistir a uma luta em uma tela plana, mas está praticamente do lado da jaula, sentir a proximidade dos lutadores e a energia bruta do confronto é uma experiência totalmente diferente.

Lenda do esporte ganha NFT de grande campeonato

O histórico torneio de tênis de Wimbledon e o ex-campeão Andy Murray se uniram ao artista digital Refik Anadol para lançar uma arte NFT oficial de Wimbledon no Ethereum.

O projeto de arte digital baseado em dados, “The Exposition”, foi criado usando 18 anos de dados de Andy Murray em Wimbledon – incluindo suas duas vitórias no Grand Slam no prestigiado torneio de tênis em 2013 e 2016 – juntamente com sessões exclusivas de captura de movimentos. O projeto é anunciado como uma “primeira fusão mundial de arte digital, esporte e ciência de dados”.

A edição aberta do NFT foi colocada à venda hoje cedo via manifold.xyz para coincidir com a partida da segunda rodada de Murray em Wimbledon 2023, e estará disponível até 16 de julho. Os NFTs, que foram produzidos com a consultoria Web3 FAN3, custam US$ 147 cada. Murray foi finalmente eliminado do torneio na sexta-feira.

Entenda o processo de criação do NFT

Para “The Exposition”, os desenvolvedores criaram um algoritmo exclusivo que usa milhões de entradas de estatísticas junto com dados de movimento, áudio e visuais. As explosões de cores resultantes representam o “drama, as rivalidades e as vitórias no campeonato” da carreira contínua de Murray em Wimbledon, de acordo com a descrição do projeto.

De acordo com a página suspensa, a obra de arte reeimagina como os dados esportivos de alto desempenho podem ser compreendidos e apreciados de uma forma surpreendentemente visual”.

“Estou entusiasmado com a parceria com Wimbledon e Refik Anadol Studio em um projeto de arte digital inspirado em dados envolvendo todas as partidas que já joguei em Wimbledon”, escreveu Murray no Twitter.

Os detentores da Exposição poderão desbloquear “oportunidades futuras”, incluindo acesso exclusivo para comprar uma edição física impressa do NFT produzida pela Avant Arte como uma forma de misturar ainda mais o mundo físico e digital.

Também foi confirmado que mais colaborações entre Murray, Wimbledon e Anadol serão lançadas nos próximos meses. Os criadores capturaram os dados de Murray em sua última corrida em Wimbledon com o objetivo de usá-los em trabalhos futuros.

Entenda o porquê Jogos Cripto podem ser a melhor escolha para grandes pagamentos

O mundo Cripto , em suas diversas formas, conquistou o mundo desde que o Bitcoin explodiu pela primeira vez, há quase 15 anos. A criptografia, como todos sabemos, é usada para uma ampla variedade de compras, mas talvez seja mais conhecida por ser uma mercadoria valiosa quando se trata de jogos online.

Mas, como muitos online sugeriram, os jogos criptográficos podem realmente levar a pagamentos mais elevados? Esta se tornou uma questão candente para muitos nos últimos tempos. E a resposta é mais complicada do que você imagina. Embora as plataformas criptográficas ofereçam transações mais rápidas e recursos de privacidade aprimorados, é crucial compreender as nuances entre os cassinos criptográficos e fiduciários antes de fazer qualquer suposição sobre o tamanho do seu pagamento.

Quais as diferenças entre os Jogos Cripto

Os cripto-cassinos dedicados, como você deve ter adivinhado, facilitam as transações usando moedas digitais como Bitcoin, Ethereum e Litecoin. Eles também apresentam uma ampla gama de opções de jogos, abrangendo slots, jogos de mesa e experiências com crupiê ao vivo, refletindo exatamente o que você encontraria em cassinos fiduciários. Alguns cassinos criptográficos de destaque até lançam jogos internos exclusivos, atendendo aos jogadores que buscam experiências novas e emocionantes.

No entanto, o verdadeiro fascínio dos casinos criptográficos reside nos seus processos de transação rápidos e seguros, juntamente com o elevado anonimato do utilizador. E, embora certos cassinos criptográficos possam ocasionalmente exibir pagamentos superiores para jogos selecionados, tais casos nem sempre são uma ocorrência regular.

A taxa de pagamento de um casino depende de uma variedade de factores, tais como o tipo de jogo, os regulamentos do jogo e as regras e regulamentos do casino online. É importante familiarizar-se adequadamente com a métrica RTP (retorno ao jogador). Este valor significa a parte da aposta de um jogador que – teoricamente – retorna à sua conta durante sessões de jogo prolongadas.

Idealmente, jogos idênticos em plataformas distintas deveriam apresentar RTPs idênticos. No entanto, os casinos podem ocasionalmente ajustar as configurações, o que, por sua vez, distorce a dinâmica de pagamento a seu favor. Essas alterações podem influenciar significativamente os resultados do seu jogo; por isso, quando lhe forem apresentadas estatísticas de casino, procure sempre os melhores sites e números de casino RTP e opte pela percentagem mais favorável.

Fazendo dinheiro com Jogos Cripto

Depois dessas informações, é possível ver que às vezes é possível obter pagamentos mais elevados com jogos criptográficos. No entanto, se você quiser ganhar muito dinheiro quando se trata de jogos online, blockchain e jogos pagos podem ser exatamente o que você está procurando.

A tecnologia Blockchain iniciou uma espécie de revolução na indústria de jogos, dando origem a jogos do tipo jogue para ganhar, que muitas vezes oferecem recompensas substanciais aos jogadores. Ao contrário dos modelos de jogos convencionais, onde as recompensas são muitas vezes confinadas ao ecossistema do jogo, os jogos “jogue para ganhar” aproveitam a transparência e a segurança do blockchain para facilitar os pagamentos no mundo real.

Entenda o porque quase todos Jogos Web3 fracassaram em 2023

O setor de games em blockchain, também conhecido como GameFi esteve em claro declínio em 2023, após um boom estratosférico em 2022. De acordo com um levantamento recente do sistema de pesquisa Cripto “CoinGecko”, cerca de 2 mil jogos web3 falharam nos últimos meses, um recorde desde o surgimento do nicho GameFi.

Em termos percentuais, isso representa 75% dos games web3 lançados. Em outras palavras, 3 em cada 4 jogos web3 ficaram inativos, segundo o estudo.

Com isso, a taxa média anual de falhas para jogos web3 foi de 80,8% de 2018 a 2023, com base no número de games que falharam em comparação com os lançados.

Conforme destacou o CoinGecko, após o sucesso dos CryptoKitties no final de 2017, os jogos do tipo “jogue para ganhar” (ou play-to-earn) tornaram-se populares no setor. Como resultado disso, 422 games de web3 chegaram ao mercado no ano de 2018. Contudo, 307 falharam no mesmo ano.

Interesse em Jogos Web3 diminuiu drasticamente

Além disso, o desenvolvimento e o interesse em GameFi desaceleraram em meio ao mercado baixista de 2019 a 2020. Nesse período, apenas 244 jogos de web3 foram lançados. Ao mesmo tempo, a taxa de falha dos jogos web3 aumentou para 94,3% em 2019 e manteve-se em 94,2% em 2020.

O ano de 2021 registrou a taxa de falha mais baixa em jogos web3, de 45,9%, devido à corrida de criptomoedas. Isso ocorreu apesar do número de jogos web3 com falha ter saltado para 339 em 2021, superando 2018.