Clubes esportivos que estão no mundo cripto
Muitos clubes esportivos estão entrando no mundo digital e criando coleções de tokens não fungíveis (NFTs), entrando para o metaverso, fechando patrocínios de criptomoedas, entre muitos outros. Com isso, o esporte está cada dia mais presente no mundo das criptomoedas.
Muitas corretoras de cripto têm mostrado interesse pelo Brasil e seu mercado nacional de esporte, e uma maneira que elas viram de adentrar esse mercado foi pelo esporte mais conhecido do país, o futebol. De acordo com o site Safe Betting Sites, muitas empresas do universo cripto começaram a ver que o interesse em times de futebol pode ser convertido para as criptomoedas.
Binance
A Binance, uma corretora cripto, nos dias atuais, patrocina o Brasileirão Feminino A-2, Brasileirão Feminino A-3, Brasileirão Feminino Neoenergia e o Brasileirão Assaí. As quatro competições de elite do esporte são organizadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
A parceria entre essas quatro competições e a Binance é de três anos, ela foi anunciada no final do mês de maio deste ano. Um de seus benefícios são os Fan Token, que estão em desenvolvimento, tokens não fungíveis (NFTs), a associação da Binance aos campeonatos e outros projetos.
Bitso
A Bitso, patrocinadora oficial do São Paulo desde o começo do ano, já divulgou várias ações sobre esporte, a distribuição de bitcoins no meio de uma partida do time é uma delas.
A corretora possui um camarote no estádio do Morumbi, chamado “Camarote Bitso“, e este ano a corretora falou sobre a possibilidade dos torcedores comprarem ingressos para assistir aos jogos utilizando criptomoedas.
Mercado Bitcoin
O Mercado Bitcoin é uma corretora nacional, e no mês de maio ela anunciou a sua vontade de lançar um time de futebol próprio com uma gestão que é baseada em ativos digitais no metaverso.
O seu lançamento tem a estreia prevista para o final do ano, durante a Copa do Mundo, entre novembro e dezembro, já a estreia nas categorias feminina e masculina está prevista para o ano de 2024.
Junto disso, surgiu a ideia de construir uma Organização Autônoma Descentralizada (DAO), e o seu objetivo é abranger o processo de decisões para todas as pessoas que possuírem tokens oficiais desse projeto.
Clubes de futebol e suas coleções de NFTs
O Corinthians foi o primeiro clube que lançou a sua coleção de tokens não fungíveis (NFTs) oficiais no ano passado.
O clube agora tem uma nova fonte de receita, os seus cards digitais foram lançados na plataforma da Sorare, bem conhecida nesse meio.
O presidente do Corinthians, Duilio Monteiro Alves, disse no site do Corinthians: “O lançamento de cards NFT na plataforma da Sorare é uma nova forma de os torcedores viverem a paixão pelo Corinthians no dia a dia. Depois dos fan tokens, este é mais um passo na inovação digital dos nossos empreendimentos, e tenho certeza de que a torcida vai se animar para fazer parte dessa experiência.”
Após isso, foi a vez do Bahia Futebol Clube de anunciar a sua própria coleção. Em abril deste ano, o clube apresentou os novos uniformes do time como colecionáveis digitais em uma plataforma de venda de NFT.
Os tokens não fungíveis (NFTs) do Bahia Futebol Clube, nomeados de TiBs, são uma colaboração com a Block4, uma plataforma, e têm como objetivo fornecer ao torcedor “itens exclusivos que marcaram a história do Esquadrão de Aço“.
A plataforma tem o escudo do clube, imagens de mascotes, a gravação original do hino da Bahia e a bandeira, além também dos uniformes de visitante e casa.
No momento, eles são só colecionáveis, mas a empresa pretende fazer algum tipo de interação em jogos e em diversas situações que envolvam o clube.
Fan Tokens
Os Fan Tokens são uma nova maneira de investir em clubes, permite que os torcedores participem de decisões e ações do clube, e também possuem a oportunidade de ganhar prêmios e itens colecionáveis.
Os clubes brasileiros que possuem os seus próprios Fan Tokens são: Corinthians, Atlético-MG, Cruzeiro, Curitiba, São Paulo, Santos e Flamengo.