Tudo sobre Lowline, o primeiro parque subterrâneo do mundo
O velho terminal de metrô Williamsburg Bridge Railway, em Nova York, foi inaugurado em 1908, logo abaixo da Delancey Street, em Manhattan. Em 1948, a estação parou de funcionar. Agora, pouco mais de 60 anos depois, o local abandonado virou inspiração para arquitetos e urbanistas norte-americanos para se tornar o primeiro parque subterrâneo do mundo. O projeto para reconstruir o antigo terminal inclui um espaço verde, cheio de plantas, e até um sistema de iluminação natural inovador.
A ideia dos projetistas é levar a luz sol até o subsolo. Para isso, uma equipe formada por engenheiros do Raad Studio e pelo professor de física da Universidade de British Columbia, Lorne Whitehead, construiu um sistema que inclui três coletores solares no nível do solo, programados por computador, com o objetivo de rastrear os raios do sol. A luz é coletada em tubos e depois dispersada para o parque subterrâneo através de painéis.
Para iniciar a construção do Lowline, ainda é preciso da autorização do proprietário do espaço, o Metropolitan Tranportation Authority de Nova York, além do financiamento necessário para a realização das obras. De acordo com o site Fast Company, os projetistas têm esperança de que o parque pode estar em pleno funcionamento em 2020, se tudo ocorrer conforme o planejado.
últimas do POP
-
conteúdo
09/12/2015 Compartilhar frases de autoajuda é sinal de baixa inteligência
-
09/12/2015 Como escolher as músicas para estudar
-
09/12/2015 Novo Audi A1 já está a venda