Governo Chinês lança seu próprio Metaverso; Entenda como funciona
O governo chinês deu um passo importante em direção ao seu futuro digital ao anunciar a criação do Yuanverse, seu metaverso oficial. O Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT) da China anunciou o estabelecimento do Grupo de Padronização do Metaverso por meio de uma circular emitida em 19 de janeiro.
Segundo o relatório, o objetivo deste grupo é criar regras para a composição da plataforma do metaverso e o desenvolvimento do Yuanverse, a plataforma nacional do metaverso.
O grupo de padronização é composto por diversas instituições, incluindo universidades chinesas e empresas conhecidas como Huawei, Tencent, Baidu, Netease e Sense Time.
As propostas, baseadas nas “necessidades de desenvolvimento e gestão da indústria”, estarão abertas para feedback até 18 de fevereiro como parte do plano promocional do grupo.
Entenda a motivação para criação de Metaverso Chinês
A iniciativa do MIIT ocorre logo após o lançamento da nova estratégia Web3 do país, que descreve a pesquisa e o desenvolvimento contínuos nos campos de blockchain e metaverso.
À medida que os especialistas apontam que o entusiasmo pelo metaverso em favor da inteligência artificial (IA) está a diminuir, a China está a voltar a sua atenção para se tornar um líder neste campo.
Em Setembro passado, os quatro ministérios e o MIIT lançaram um plano trienal para promover o desenvolvimento e o crescimento da iniciativa do metaverso do país. Espera-se que 2025 veja um progresso significativo em uma variedade de aplicações, incluindo casos de uso técnicos, industriais e de metaverso.
Os especialistas prevêem que este investimento promoverá o desenvolvimento da indústria do metaverso da China e estabelecerá a China como um centro global que ultrapassa o Ocidente.
A ação estratégica do governo chinês demonstra o seu compromisso em liderar a próxima era digital, onde o Metaverso desempenhará um papel central na interação online e na economia digital.