20.3 C
São Paulo

Artista ucraniano associa imagens de santos a elementos da nota de 100 dólares

É Pop!

Dólares de papel já vêm sendo, há algum tempo, um elemento de inspiração de diversos artistas. A moeda norte-americana é atualmente considerada referência monetária internacional. Ela veio a se tornar um elemento preponderante na economia após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando os Estados Unidos tornaram-se a principal potência econômica mundial, promovendo o financiamento da reconstrução da Europa e do Japão.

Atualmente, o dólar é considerado a referência monetária internacional. (Foto: Divulgação)

Sua associação ao consumismo exacerbado que vivenciamos hoje é inevitável. O mais novo trabalho que traz reflexões acerca do tema é da autoria do artista ucraniano Yurko Dyachyshyn. Ele usou como referência a nota de 100 dólares, com o emblemático retrato de Benjamin Franklin, o inventor do para-raios, autor do famoso experimento da pipa amarrada a uma chave de metal.

O artista Yurko Dyachyshyn. (Foto: Divulgação)

A série de colagens, que recebeu o nome de “Saint Franklin”, associou a imagem do cientista a de várias representações de ícones sagrados. Yurko quis fazer uma analogia à adoração do dinheiro como um símbolo espiritual.

Em cada trabalho seu, o artista usou o rosto de Benjamin Franklin em reproduções religiosas, incorporando aos retratos números de séries monetárias e selos governamentais propondo uma crítica sobre a adoração às coisas materiais.

Confira a galeria com as colagens de Dyachyshyn:

Fotos: Reprodução/ Yurko Dyachyshyn

Tags

comente
- Advertisement -spot_img

Leia também

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias