20.1 C
São Paulo

EUA barra terapia para conversão da sexualidade

É Pop!

A população LGBT norte-americana pode respirar (um pouco) mais aliviada. Um relatório emitido pelo próprio governo dos Estados Unidos conclui que a “terapia de conversão”, em que pais submetem seus filhos a métodos para tentar “transformá-los em heterossexuais”, é uma prática perigosa e deve acabar. A Casa Branca já havia apoiado uma petição em abril para banir esse tipo de conduta no país inteiro, e o novo documento dá ainda mais apoio científico para a proibição.

A conselheira sênior do presidente Barack Obama, Valerie Jarrett, declarou que os responsáveis não devem forçar crianças e adolescentes menores de idade a um tratamento que já se provou ineficiente, antiético e desnecessário. “Acreditamos que a terapia de conversão para os jovens não atende seus interesses e as evidências científicas apoiam isso”, declarou em uma coletiva de imprensa.

Grupo celebra o Orgulho LGBT em Nova York. Governo norte-americano se opõe a práticas de reorientação da sexualidade.

Segundo Valerie, o governo tem apoiado esta posição, tornando a prática ilegal para os jovens. “No caso de adultos, eles podem tomar suas próprias decisões quando se trata de sua saúde”, acrescentou. Nos EUA, cada estado tem autonomia para decidir sobre a questão individualmente: até agora, quatro estados além do Distrito de Washington já proibiram a terapia para menores ou adultos vulneráveis e o Congresso e outros 21 estão debatendo a ideia.

No Brasil, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) impede as tentativas de “conversão” desde a resolução n° 001/99 de março de 1999. O documento resolve que os psicólogos “não exercerão qualquer ação que favoreça a patologização de comportamentos ou práticas homoeróticas, nem adotarão ação coercitiva tendente a orientar homossexuais para tratamentos não solicitados”.

No Brasil, a terapia de conversão está frequentemente ligada a igrejas evangélicas.

No entanto, o tema de vez em quando volta à tona na Câmara dos Deputados. Em 2013, um projeto de autoria do membro da bancada evangélica João Campos (PSDB-GO) pretendia suspender a resolução de 1999 e liberar o uso de terapia para alterar a orientação sexual e o tratamento da homossexualidade como doença. A proposta, no entanto, foi arquivada após a repercussão negativa e os protestos de grupos da causa LGBT.

Imagens: iStock

Tags

últimas do POP

Árvore de cinco mil anos está mudando de sexo, na Escócia  

ecossistema

07/11/2015 Árvore de cinco mil anos está mudando de sexo, na Escócia

inspiração-veja-esta-série-com-gatos-vestidos-de-celebridades-que-incentiva-a-adoção-dos-animais  

07/11/2015 Série com gatos vestidos de celebridades incentiva a adoção

k-Vídeo-ensina-diferença-entre-carinho-e-abuso-para-crianças  

07/11/2015 Vídeo ensina diferença entre carinho e abuso para crianças

Arte e Cultura - Veja as obras de Travis Durden  

06/11/2015 Artista reproduz personagens de “Star Wars” como estátuas gregas

vida-digital-conheça-a-Music-Stories-nova-ferramenta-de-música-do-Facebook  

aplicativos

06/11/2015 Music Stories: nova ferramenta de música do Facebook

comente
- Advertisement -spot_img

Leia também

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias