Líder feminista é eleita primeira presidente mulher do Nepal
Na última quarta-feira, 28 de outubro, Bidya Devi Bhandari foi eleita presidente do Nepal. Ela, que integra o Partido Comunista do Nepal, foi eleita pelo Parlamento nepalense e será a primeira mulher na história do país a ocupar o cargo. Antes, Bhandari foi deputada e ministra de Defesa. Eleita com 327 votos, ela derrotou o ex-ministro da Educação, Kul Bahadur Gurung, que concorria ao cargo pelo partido Congresso Nepalês.
Bhandari teve participação fundamental na criação da segunda Constituição do Nepal, desde que se tornou uma República, em 2008, lutando para incluir os direitos das mulheres no novo documento, elaborado em 2013 e adotado no mês passado. Assim, um terço das cadeiras do Parlamento do país deve ser ocupado por mulheres, e o presidente ou vice-presidente também deve ser do sexo feminino.
Depois de eleita, Bhandari falou com jornalistas sobre seus planos para a presidência, e disse que pretende iniciar imediatamente um diálogo com os partidos do sul, que são contrários à nova Constituição e protestam mantendo um bloqueio na fronteira com a Índia. “Considerarei o Himalaia, as montanhas e a região Tarai como um todo”, explicou.
Depois que a democracia foi instaurada no Nepal, Bhandari é a segunda pessoa a ser eleita presidente do país. O primeiro, Ram Baran Yadav, eleito em 2008, teve o mandato estendido devido ao longo processo de elaboração e adoção da nova Constituição.
últimas do POP
-
30/10/2015 Francisco Cuoco se junta ao elenco de “I Love Paraisópolis”
-
30/10/2015 UE lança iniciativa para reduzir desperdício de matéria têxtil
-
gastronomia
30/10/2015 Sony estreia novos programas culinários
-
30/10/2015 “Batman: Arkham Knight” ainda tem problemas em PC