20.1 C
São Paulo

Vimeo lança projeto para incentivar produções femininas

É Pop!

Em uma nova campanha para combater a desigualdade de gênero na indústria do cinema, o Vimeo lançou a iniciativa Share the Screen, que vai apoiar a produção de autoria feminina no site de streaming. “A desigualdade de gênero no cinema não é simplesmente um problema da mulher: é um problema de todos. Quanto mais espaço e atenção são dados a diferentes vozes, melhores decisões artísticas são tomadas, melhores histórias são contadas”, declarou a diretora de produção do Vimeo, Andrea Allen.

O primeiro projeto selecionado pelo Share the Screen foi o curta “Darby Forever”, da atriz e comediante Aidy Bryant. (Foto: Divulgação)

De acordo com dados do relatório mais recente divulgado pelo Center for the Study of Women in Film and Television, da Universidade de San Diego, a participação da mulher nos meios audiovisuais ainda é muito pequena. Segundo o levantamento, dos 250 filmes de maior bilheteria no ano passado, 91% não tinham mulheres na direção; 82% não tinham nenhuma mulher roteirista; 52% não tinham mulheres no cargo de produtora executiva; 32% não tinha produtoras; 74% não tinham editoras e 94% não tinham diretoras de fotografia.

Para mudar este cenário, o projeto Share the Secreen se propõe a estimular o investimento em programações protagonizadas por mulheres, entre outras ações que deem mais destaque ao trabalho feminino.

A iniciativa pretende financiar pelo menos cinco projetos desenvolvidos por mulheres cineastas ao longo deste ano. Entre as produções estão incluídas webséries, filmes de longa-metragem ou curtas. Além do incentivo financeiro, o Share the Screen também vai oferecer apoio ao desenvolvimento e divulgação das obras.

O primeiro projeto selecionado foi o curta “Darby Forever”, da atriz e comediante Aidy Bryant (que integra o elenco de “Saturday Night Live”. O filme conta a história de Darby, uma vendedora de loja de tecidos, e de seus clientes peculiares.

Confira o trailer de “Darby Forever”:

comente
- Advertisement -spot_img

Leia também

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias