16.5 C
São Paulo

Sudeste e Centro-Oeste podem ter chuva congelante. Entenda!

É Pop!

O Brasil vai receber nos próximos dias uma frente fria. Inicialmente, a previsão é de baixas temperaturas, com geadas em estados do Sudeste e Centro-Oeste, além de possibilidade de neve no Sul.

Conforme os meteorologistas, os termômetros vão cair até o Norte. Ainda assim, um outro evento raro pode atingir parcela dos municípios já a partir desta sexta-feira (13). O nome dele é chuva congelante.

Esse acontecimento é visto como anormal para o mês de maio. Em suma, na capital paulista, a previsão é de temperatura mínima abaixo de 10°C na próxima quarta-feira (18). Já no Mato Grosso do Sul, tem chance de acontecer queda de granizo.

Considerada rara no BRasil, a chuva congelante acontece mediante o encontro de uma frente quente e uma frente fria. Nesse sentido, a gota d’água congela ao se chocar com uma superfície.

Acima de tudo, o fenômeno ocorre geralmente na América do Norte, nos períodos das temperaturas de inverno, onde frequentemente também são denominadas de tempestades de gelo.

O fenômeno, com formato de “gelinho” e semelhante a um pequeno granizo, costuma ocorrer sobretudo na América do Norte, durante as tempestades de inverno, onde frequentemente também são chamadas de tempestades de gelo.

A chuva congelante se origina após a água atravessar uma camada atmosférica com temperatura inferior a 0°C. A gota acumula suficientemente energia para mudar de fase ao atingir a superfície. Nesse sentido, a alteração de fase, do estado líquido para o sólido, acontece.

Fundamentalmente, a chuva congelante pode gerar danos substanciais, sobretudo em aviões e carros.

- Advertisement -spot_img

Leia também

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias