Anatel libera 5G em sete capitais nesta semana

Mais sete capitais vão passar a integrar a faixa 3,5 gigahertz (GHz) do 5G, também conhecida como 5G puro na próxima segunda-feira (19). Nesse sentido, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) possibilitou o lançamento em Aracaju, Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Maceió, São Luís e Teresina.

Acima de tudo, a decisão ganhou aprovação em reunião do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3,5 GHz (Gaispi), com a chefia pela Anatel. Por causa da decisão, mais 22 capitais terão acesso ao 5G puro.

Do contrário, somente cinco capitais da Região Norte seguem sem ter a tecnologia. São elas: Porto Velho, Rio Branco, Macapá, Manaus e Belém. A ativação do 5G puro está previsto, conforme cronograma oficial da Anatel, em todas as capitais até 27 de novembro.

A princípio, o 5G deveria estar apto para uso em todas as capitais até o último dia 31 de julho. Contudo, a Anatel adiou o cronograma em dois momentos, devido ao atraso na entrega dos filtros. Em suma, para ter acesso à internet móvel do 5G puro, o usuário necessita ter um celular habilitado para a tecnologia.

Por outro lado, as operadoras dispensam a troca de chip. Além disso, também é preciso estar nos bairros cobertos pelo sinal 5G, que inicialmente está funcionando em áreas escolhidas pelas companhias telefônicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *