20.6 C
São Paulo

Arquiteta projeta fazenda de cactos para tratar água poluída

É Pop!

 

Este já é o quarto ano que a Califórnia enfrenta uma época de estiagem rigorosa. Por conta disso, a pedidos do governador Jerry Brown, a população urbana do estado tem contribuído para a economia de água na região e já reduziu seu consumo em 25%. No entanto, a legislação não se aplica aos agricultores, que utilizam 80% do recuso hídrico para a produção agropecuária. Com o objetivo de reduzir este índice, a arquiteta norte-americana Ali Chen idealizou um projeto baseado na cultura de uma espécie de cacto e acredita que sua ideia pode ser a solução para os tempos de seca.

Arquiteta propõe a criação de fazendas de cactos para ajudar no tratamento de águas residuais em regiões da Califórnia. (Foto: Divulgação)

Com a campanha “Grassroots Cactivism”, Ali está apostando nas propriedades do cacto Nopal, nativo do México, para conseguir uma nova forma de conservação e tratamento da água na Califórnia. A planta já é bastante utilizada pelos mexicanos como agente de limpeza em águas residuais de córregos poluídos. Testes também foram feitos em locais onde houve o derramamento de óleo, nos quais o Nopal se mostrou até mais eficiente do que os dispersantes sintéticos.

Ali está apostando nas propriedades do cacto Nopal, nativo do México, para conseguir uma nova forma de conservação e tratamento da água na Califórnia. (Foto: Divulgação)

Ali planeja construir uma fazenda de cactos para melhorar os sistemas de gestão de águas residuais na região, para que ela possa ser aproveitada na agricultura e como é uma planta resistente à seca, também não precisa de irrigação para o seu cultivo. Além disso, a planta pode ser utilizada como alimento para o gado, substituindo as grandes pastagens. Bem como, ser distribuída para o consumo humano.

O projeto da arquiteta ainda prevê a criação de um eco-resort e um local com oficinas de culinária para incentivar o uso do Nopal entre a população.

Tags

comente
- Advertisement -spot_img

Leia também

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias