Hospital das Clínicas de SP adquire tecnologia 5G
Presente em cinco capitais e no Distrito Federal no Brasil, o sinal 5G também aumenta as chances no campo da saúde. Em entrevista à CNN Rádio, o diretor executivo do núcleo de inovação do Hospital das Clínicas de São Paulo, Marco Bego, relatou que o InovaHC analisa a projeção da tecnologia para propor “características importantes para a saúde”.
Uma das consequências positivas seria o “menor atraso da informação passada de um lugar para outro, com sinal mais estável e mais rápido”. Nesse sentido, dois projetos-piloto estão em vigência: um de ultrassom à distância e outro referente à cirurgia robótica e ensino de alunos.
Para o setor do ultrassom, regiões com quantidade pequena para médicos devem contemplar a transmissão com a utilização do 5G. O paciente poderia ter uma conversa juntamente à orientação do profissional que realiza o exame.
“O ultrassom não depende da companhia telefônica, porque usamos uma rede privada, o sinal sai do HC e envia a imagem. Já testamos a conexão e ainda faremos testes em uma cidade do Amazonas ou Pará”, comentou Bego.