O Metaverso é o futuro do Futebol?

Imagine a cena. Sentado nas arquibancadas, você está profundamente debatendo com seus companheiros sobre o desempenho de seu jogador favorito. Não há chance de acordo, então você pega seu telefone, aponta para o campo, clica na cabeça dele – e exibe todas as estatísticas do jogo. Em tempo real.

Já é possível fazer exatamente isso em certas partes do mundo e a adoção generalizada não está longe. Essa é apenas a ponta do iceberg rumo a uma cultura onde a realidade virtual, a realidade aumentada e o metaverso só se tornarão mais influentes nos próximos anos e décadas.

A recente combinação dos três da Apple por meio de seu fone de ouvido ‘Vision Pro’ ganhou manchetes globais quando foi anunciada, mas há muito mais nesta indústria emergente do que parecer que você está usando óculos de natação enormes.

A recente combinação dos três da Apple por meio de seu fone de ouvido ‘Vision Pro’ ganhou manchetes globais quando foi anunciada, mas há muito mais nesta indústria emergente do que parecer que você está usando óculos de natação grandes.

Especialistas explicam a aplicação do Metaverso no Futebol do futuro

Em matéria produzida em 2023, a TV britânica  Sky Sports conversou com alguns nomes importantes que trabalham no futuro da tecnologia no futebol para descobrir como sua tarde nas arquibancadas – seja real ou virtual – podem ser em 2043.

Alguns fãs já experimentaram. Os torcedores de futebol americano e beisebol nos EUA sabem aproveitar bônus adicionais nos dias de jogo quando pegam seus smartphones.

Eles podem jogar itens virtuais no campo, enquanto observam os outros fazerem o mesmo, ou passar o tempo durante os intervalos assistindo versões digitais de seus jogadores favoritos dançando em torno de seu estádio, como se isso estivesse acontecendo bem na frente deles.

Isso pode parecer brincadeira de criança. E, no momento, é em grande parte. Mas estes adeptos estão a envelhecer e a trazer consigo esta forma diferente de “consumir” o desporto.

O futebol não ficará atrás da curva para sempre. As recompensas financeiras potenciais por aderir à VR e AR serão atraentes demais para serem resistidas em breve, como disse o especialista em finanças do futebol Kieran Maguire à Sky Sports.

“Muito será determinado pela forma como o futebol gerar dinheiro daqui a 20 anos”, disse ele. “No momento, são vendas de ingressos, transmissões e receitas comerciais.

“Olhando para o futuro, fala-se na ascensão do metaverso, VR e AR para levar um dia de jogo às casas das pessoas.”

Então você estará sentado em um estádio assistindo a um gol através de seus óculos inteligentes, enquanto as comemorações virtuais cobertas por anúncios digitais se desenrolam ao seu redor? Não aposte contra isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *