Conheça 3 grandes empresas que estão criando Metaversos nos Esportes

À medida que o interesse no cenário em expansão do Metaverso continua a acelerar, as empresas estão a descobrir uma série de potenciais casos de utilização para ambientes digitais. Nos últimos anos, inúmeras marcas líderes começaram a construir as suas próprias estratégias de Metaverso, concebidas para envolver os clientes, apoiar os funcionários com formação imersiva e melhorar a colaboração.

No mundo esportivo, o espaço do metaverso permite que equipes e atletas de todos os ambientes se conectem com os torcedores em um espaço novo e mais envolvente. Já vimos empresas de entretenimento do setor esportivo, como a Fox Corporation, investindo em ferramentas de realidade estendida e plataformas virtuais. Até fornecedores como a Nike participaram da transformação, criando um novo espaço para vendas e atendimento ao cliente no Roblox.

Aqui estão 3 das empresas que investem na evolução do metaverso esportivo:

Sony

Os líderes eletrônicos japoneses, Sony, compraram a marca Beyond Sports em 2022, para ajudar a levar suas experiências de jogos esportivos para o próximo nível. A empresa Beyond Sports investiu no desenvolvimento de dados do mundo real para animações 3D, projetadas para auxiliar empresas na construção de experiências imersivas.

Paralelamente a esta aquisição, a Sony também expandiu a sua presença no metaverso nos últimos anos, com a compra da Hawk-Eye Innovations, ajudando a marca a construir conteúdo RT3D para eventos de futebol, basquetebol, tênis e beisebol. Em outros lugares, a empresa também adquiriu a Pulselive, para fornecer experiências de metaverso de transmissão ao vivo para públicos em todo o mundo

Loot Mogul

Amplamente reconhecida como uma das principais organizações de metaverso esportivo do mundo, a LootMogul fornece a equipes esportivas, atletas e marcas a tecnologia necessária para criar cidades virtuais para fãs e envolver os clientes com recompensas na vida real. Mais de 241 atletas profissionais nos EUA já se inscreveram na marca, criando competições, experiências de treinamento e jogos no metaverso.

Recentemente, a LootMogul fez parceria com a empresa de marketing e direitos comerciais Six Sport, para auxiliar no desenvolvimento de sua estratégia para o desenvolvimento de blockchain. Trabalhando ao lado da Six Sport, a LootMogul pretende desenvolver a comunidade Web3, criando novas experiências inovadoras para equipes e atletas em todo o mundo.

Insomnia Labs

A empresa de tecnologia publicitária Insomnia Labs trabalha com empresas e marcas para produzir campanhas imersivas que envolvem e convertem novos clientes. Em 2022, a empresa uniu forças com a National Basketball Association (NBA) para criar NFTs para os usuários do metaverso coletarem. Os NFTs foram criados com base na coleção de treinadores Under Armour de Stephen Curry.

A plataforma de negociação de NFT e criptografia também comemorou as finais da NBA, bem como os principais momentos dos eventos com novas coleções de NFT. Parceiros como Smilesss, Hape e Chibi desenvolveram ativos digitais para adicionar à coleção.

Grande nome dos Games comenta sobre o Metaverso nos Esportes

Na teleconferência de resultados da Electronic Arts, um analista perguntou ao CEO da EA, Andrew Wilson, o que ele achava sobre a oportunidade de construir um metaverso a partir dos vários silos esportivos da EA.

Wilson disse que era uma pergunta “incrível” e também “muito esclarecedora”. Ele observou que a EA tem mais de 700 milhões de jogadores, com mais da metade deles interagindo com os jogos da EA Sports. Ele disse que a EA é uma das marcas esportivas mais reconhecidas do mundo.

Ele observou que os consumidores emergentes da Geração Z e da Geração Alfa se relacionam com os esportes frequentemente por meio de sua interação com os produtos da EA Sports e a base de jogadores passa 90 minutos por sessão em um dos jogos esportivos da EA.

“Eles falam sobre essa experiência em outra plataforma e criam conteúdo sobre essa experiência em outra plataforma e assistem a esse conteúdo em outra plataforma”, disse Wilson.

Eles estão estabelecendo conexões com seus amigos no jogo e há uma oportunidade significativa de expandir esse relacionamento dentro e fora dos jogos. Ele disse que não tinha nada a anunciar, mas disse que um ponto de partida são algumas das parcerias que a EA firmou com seus grandes parceiros.

Wilson concluiu: “Observe este espaço”.

Patrocinadora da Champions League lança experiência Web3 que dá ingressos a final da competição

Se você é ‘aquele’ torcedor que sabe instintivamente o número de finais da Liga dos Campeões da UEFA que foram para os pênaltis, ou outras curiosidades específicas da maior competição de clubes do mundo, uma das principais patrocinadoras da Champions League, a Mastercard, está dando aos fãs de curiosidades sobre futebol a chance de serem recompensados por seu conhecimento em uma nova competição baseada na Web3.

Os adeptos podem obter passes digitais com a marca Mastercard X UEFA Champions League através do recém-lançado passe para uma plataforma inestimável, que lhes dá a oportunidade de ganhar bilhetes para a final da UEFA Champions League no Estádio de Wembley, em Londres.

Para os fãs de futebol capazes de recontar a maior vitória da história da UEFA Champions League, a Mastercard lançou hoje a mais recente competição de curiosidades alimentada pela Web3, que recompensa os jogadores pelo seu conhecimento de futebol e irá coroar os maiores fãs de curiosidades do futebol.

Ao longo do torneio da UEFA Champions League 2023/24, os titulares de cartões Mastercard em França, Espanha, Alemanha, Reino Unido, Itália, EUA, México, Colômbia, Brasil e Argentina poderão competir num quiz em tempo real focado no futebol, respondendo a perguntas de o jogo com maior pontuação no ano em que ocorreu a primeira fase de grupos.

Como participar de ação Web3 da Champions League

Cada questionário terá início 30 minutos antes do início de cada jornada da UEFA Champions League de terça-feira, com início a 13 de Fevereiro, com o último a decorrer pouco antes do jogo final, a 1 de Junho.

Os vencedores de cada ronda serão recompensados com bilhetes para os jogos da UEFA Champions League e subirão na tabela de classificação da competição. O jogador sortudo que ficar no topo da tabela de classificação após a semifinal, em 30 de abril, ganhará o grande prêmio de ingressos para a final no Estádio de Wembley, em Londres.

Aqueles que desejam testar seus conhecimentos futebolísticos podem obter acesso à competição inscrevendo-se no Priceless.com, onde podem reivindicar um NFT exclusivo da marca Mastercard X UEFA Champions League, que funciona como a chave para desbloquear o questionário e seus prêmios.

Os jogadores também receberão recompensas por compartilharem sua paixão pelo futebol, indicando amigos, familiares e seguidores para se juntarem a eles na competição. Isso inclui um token digital ‘Compartilhe o amor pelo futebol’ e ‘cobranças livres’ que permitirão que eles pulem uma questão no jogo.

Ação servirá também para lançamento Web3 da MasterCard 

A competição de curiosidades da UEFA Champions League fará parte de uma nova plataforma chamada pass to priceless, que reúne os ativos Web3 da Mastercard num espaço unificado.

À medida que os titulares dos cartões coletam passes digitais, na forma de NFTs, eles terão acesso a experiências que abrangem o amplo portfólio de patrocínio da Mastercard. A plataforma mescla o poder do físico e do digital para aproximar os titulares de cartão de suas paixões como esportes, entretenimento, música e gastronomia e muito mais.

A Mastercard tem estado na vanguarda no aproveitamento de novas tecnologias para melhorar a experiência do consumidor, tendo lançado iniciativas como o Mastercard Artist Accelerator e colaborando em NFTs exclusivos de marca conjunta com entidades como a Major League Baseball.

Grande nome do mundo Web3 promove competição entre criadores de NFT

Palm Collective anunciou uma colaboração com Polygon Labs para premiar artistas durante a Exposição NFT Paris. As duas empresas lançaram um concurso de criadores que convida artistas a exibirem seus trabalhos no evento com a chance de receber uma doação de US$ 500 da Palm Foundation.

De acordo com o anúncio, os vencedores do concurso terão seus trabalhos exibidos na exposição NFT Paris da Polygon Labs, nous nous sommes déjà rencontrés, que é uma exposição conjunta da The Sandbox e da casa de moda Web3 SYKY. O evento começa em 23 de fevereiro de 2024 e termina um dia depois.

Os três melhores artistas serão convidados a participar do evento de 23 de fevereiro junto com um +1, enquanto aquele com mais votos também receberá o prêmio geral Open Call Winner Proof. O concurso faz parte da competição PolyArts Community da Polygon Labs, Call x Digital Art.

Como participar da competição de NFTs

Os criadores interessados devem conectar uma carteira criptografada e criar um Palm ID e, em seguida, cunhar sua arte na Palm Network para se qualificarem para o subsídio. Os artistas então enviam seus trabalhos criados para a Comunidade PolyArts, onde um guia simples é fornecido.

Eles também são obrigados a adicionar um link para sua arte NFT cunhada no Palm Netwoek antes de enviá-la ao Palm Collective. Os organizadores do concurso enfatizam que a arte NÃO deve ter sido cunhada anteriormente em nenhum blockchain e os criadores também são obrigados a divulgar se usaram IA em sua arte.

As inscrições para o concurso devem ser inscritas até 16 de fevereiro, às 16h EST, de acordo com material de imprensa compartilhado.

Este concurso segue o concurso de design Call X Design da Palm Collective, que permite aos artistas projetar tênis Nike Air Force 1 e exibir seu trabalho na Eth Denver.

Associação de Basquete Americana amplia acordo com empresa do Metaverso

MeetKai e National Basketball Players Association (NBPA) estão lançando sua experiência no metaverso antes do NBA All-Star Weekend.

MeetKai, com sede em Los Angeles, uniu forças com Think450, um parceiro de inovação da NBPA, para construir a experiência do metaverso para os fãs interagirem com seus times e jogadores favoritos da NBA.

A partir de hoje, os visitantes podem entrar no espaço virtual criado com a plataforma metaverso do MeetKai em seus dispositivos móveis e desktop para obter acesso exclusivo a jogadores da NBA, mercadorias e muito mais.

O destaque do próximo metaverso da NBPA é uma recriação digital de “The Brotherhood Deli”, uma loja pop-up de fãs que anteriormente ocupava o Thomas & Mack Center em Las Vegas.

“Estamos sempre em busca de oportunidades para conectar os fãs com nossos jogadores de maneiras mais significativas, especialmente em torno de seus pontos de paixão”, disse Keisha Wright, vice-presidente sênior de parcerias e propósito da Think450, em entrevista à GamesBeat na CES 2024. “Estou falando dos pontos de paixão fora da quadra porque a NBA fica 48 minutos na quadra, mas estamos falando das outras 23 horas e 12 minutos que ficam fora da quadra. Estamos pensando nas marcas que eles amam na moda, na música e no entretenimento”.

Ela acrescentou: “O objetivo da delicatessen é expor aos fãs as marcas que nossos jogadores amam. Quando conhecemos Meetkai e aprendemos sobre sua capacidade de metaverso e como ele é acessível, pensamos que seria uma boa ideia testar nossa propriedade Brotherhood Deli no metaverso.”

Aproveitando a plataforma metaverso do MeetKai e a tecnologia de gêmeo digital habilitada para IA, esta loja inspirada em bodega apresentará uma parede de marcas endossadas por jogadores e mercadorias exclusivas inspiradas em jogadores.

Os participantes podem explorar a experiência imersiva de varejo por meio de seus dispositivos móveis ou navegadores da web, acessando réplicas digitais de mercadorias disponíveis para compra de marcas endossadas e respeitadas pelos membros da NBPA.

Lançamento será junto de semana importante para o Basquetebol

Coincidindo com o NBA All-Star Weekend, o espaço virtual promete uma experiência imersiva e de fácil acesso para os entusiastas do basquete, oferecendo acesso exclusivo a jogadores, mercadorias, concursos e muito mais.

Durante a semana de seu lançamento, o metaverso da NBPA abrirá seu cofre para lançamentos diários de mercadorias de edição limitada de marcas fundadas, investidas, respeitadas ou endossadas por membros da NBPA, também conhecidas como “marcas F.I.R.E”. O cofre também incluirá mercadorias da cápsula The Sanctuary, uma linha de desempenho anteriormente reservada apenas para jogadores. Além disso, os fãs também podem participar de encontros virtuais com jogadores, permitindo-lhes tirar selfies com seus avatares e fazer perguntas em tempo real.

James Kaplan, CEO da MeetKai, ainda concluiu em entrevista ao portal ‘GamesBeat’ na CES 2024 que o metaverso visa fazer os jogadores parecerem mais humanos e com muitos interesses, aproximando assim via o avanço tecnológico, cada vez mais o público de seus ídolos em quadra.

Conheça o Filme de Terror que tem seu próprio ambiente no Metaverso

O Spyglass Media Group e a Sony Pictures se uniram à empresa de IA e metaverso MeetKai para criar uma experiência de metaverso de terror para o próximo filme de terror, Ação de Graças.

Chamada de Survive Thanksgiving, a experiência do metaverso é a primeira criada pelas partes para ajudar a lançar o lançamento de um filme nos cinemas.

Survive Thanksgiving, desenvolvido na plataforma metaverso do MeetKai, transporta os jogadores para uma realidade de pesadelo ambientada na pacífica cidade de Plymouth, Massachusetts. Através de fones de ouvido VR compatíveis ou de qualquer navegador da web em dispositivos móveis ou desktop, os participantes ficam cara a cara com um assassino ameaçador que tem aterrorizado os residentes usando temas de férias infames.

O mundo envolvente de Survive Thanksgiving oferece três avatares 3D realistas para os jogadores incorporarem enquanto tentam escapar das garras do assassino da cidade, John Carver. Explorando seis locais icônicos apresentados no filme a partir de uma perspectiva em primeira pessoa, os usuários podem navegar pelos corredores da Plymouth High School, interagir com habitantes assustados na Main Street, superar desafios e descobrir easter eggs escondidos, desbloqueando novas experiências gamificadas para os jogadores.

Metaverso de Filme trará experiência imersiva inédita

Para melhorar a experiência arrepiante, a trilha sonora oficial do filme cria expectativa e ansiedade à medida que os jogadores atravessam cada espaço. Além disso, a integração do metaverso incorpora perfeitamente o comércio eletrônico, permitindo que os jogadores comprem produtos exclusivos de filmes em uma miniloja fora do cemitério. Essas réplicas gêmeas digitais fornecem representações realistas dos itens, e as compras podem ser feitas através do site oficial do vendedor, com frete disponível dentro dos Estados Unidos.

A tecnologia do metaverso do MeetKai ultrapassa os limites da narrativa, confundindo a linha entre a realidade virtual e a tela prateada. Ao integrar o enredo do filme ao metaverso, Survive Thanksgiving oferece uma nova maneira emocionante para o público se envolver com o gênero de terror, preparando o cenário para futuras experiências cinematográficas imersivas.

Conheça os 3 melhores jogos de Metaverso para 2024

O metaverso foi aclamado como o futuro dos jogos e hoje já existem diversas demonstrações disso. Agora dezenas de jogos de metaverso disponíveis, onde os jogadores podem explorar, batalhar, realizar missões e até ganhar dinheiro, o leque de opções e variedades pode se tornar infinito em pouco tempo.

No entanto, enquanto estamos no começo desse boom, confira 3 Jogos que se encontram no Metaverso que vem se destacando em 2023 e prometem para 2024:

RobotEra

RobotEra (TARO) é um novo jogo de metaverso que visa derrubar jogadores estabelecidos como Decentraland, criando um mundo de metaverso expansivo e altamente personalizável que apresenta elementos de jogar para ganhar. O projeto lançou recentemente sua pré-venda, com o token ERC-20 nativo do RobotEra, TARO, disponível por apenas US$ 0,020 durante a primeira fase.

O projeto permitirá que os jogadores explorem um mundo virtual de metaverso, tendo a capacidade de construir estruturas como castelos e criar experiências monetizáveis de jogar para ganhar usando o conjunto de ferramentas avançadas de criação da plataforma. Os jogadores também podem construir companheiros robôs usando recursos coletados em todo o mundo do metaverso para auxiliar em várias tarefas.

Os NFTs são utilizados pela RobotEra para tornar o jogo transparente e garantir que quaisquer itens do jogo possam ser facilmente convertidos em criptografia. Os jogadores precisam adquirir um RobotEra Avatar NFT para se tornarem elegíveis para comprar ou lançar terrenos (conhecidos como continentes). Cada companheiro robô ou continente NFT apresenta atributos exclusivos adicionando um elemento colecionável.

No centro do RobotEra está o token ERC-20 TARO. Ele é usado para fins de governança, e os detentores podem se tornar gerentes da RobotEra através do penhor de tokens. Atualmente, o TARO está disponível por US$ 0,020, no entanto, esse valor aumentará lentamente, subindo para US$ 0,032 durante a fase final de pré-venda, tornando-o talvez o melhor jogo criptográfico para os investidores iniciantes.

The Sandbox

The Sandbox é um jogo de metaverso em constante crescimento, desenvolvido em parte por jogadores. No The Sandbox, os jogadores podem comprar imóveis NFT e desenvolver seus terrenos como quiserem.

Isso inclui hospedar minijogos para outros jogadores experimentarem, criando uma colcha de retalhos quase ilimitada de jogos dentro deste metaverso.

O que é realmente legal no The Sandbox é que os jogadores não precisam ter habilidades de desenvolvimento ou codificação para criar seus próprios jogos. A plataforma oferece ferramentas de design próprias, fáceis e gratuitas de usar. Qualquer um pode construir um jogo e iterá-lo com base no feedback de outros jogadores no metaverso.

O Sandbox é interligado por uma troca de criptografia no jogo e um mercado NFT, bem como pelo token criptográfico SAND nativo, que é uma das melhores criptomoedas para jogos do mercado.

Um mapa interativo mostra as experiências atuais disponíveis no The Sandbox, bem como os terrenos NFT ainda disponíveis para compra.

Lucky Block

Lucky Block é um dos jogos de competição “jogue para ganhar” mais populares construídos no blockchain. Os jogadores podem comprar entradas em sorteios de grandes prêmios como um Lamborghini, uma casa de US$ 1 milhão, férias 5 estrelas e até US$ 1 milhão em Bitcoin.

Lucky Block também tem seus próprios NFTs. a coleção Platinum Rollers Club. Os proprietários desses NFTs têm a chance de ganhar US$ 10.000 em um sorteio diário. Existem apenas 10.000 NFTs Platinum Rollers Club disponíveis, então os proprietários têm uma chance em 10.000 de ganhar todos os dias.

Lucky Block ainda não tem um metaverso, mas os criadores por trás desta plataforma têm planos em andamento para criar um. Este metaverso servirá como um centro para os detentores de tokens LBLOCK se reunirem.

A moeda LBLOCK V2 também foi lançada recentemente para eliminar as taxas de transação de 12% da moeda V1. Agora listadas nas bolsas centralizadas LBank, MEXC e Gate, mais listagens são esperadas em breve.

Além disso, o projeto está programado para lançar uma queima a partir de 30 de setembro, com 1% da contagem total de tokens definida para ser queimada todos os meses para cortar o fornecimento e aumentar o valor.

Cantora Pop anuncia novo álbum no maior Metaverso do Mundo

O álbum de Natal de Cher, líder das paradas de sucesso, marcou seu primeiro disco de férias e agora, a lendária cantora embarca em outra novidade: uma viagem ao metaverso.

Tal viagem se trata do evento de quatro semanas de Cher no Roblox que será lançado 8 de dezembro na mais recente colaboração entre o Warner Music Group e o desenvolvedor líder de jogos do metaverso, Gamefam. Cher irá para o mundo Roblox com tema musical do WMG, Harmony Hills, que terá seus corredores decorados com uma decoração festiva, adicionará novos locais com temas natalinos e lançará mercadorias virtuais por tempo limitado inspiradas em alguns dos looks mais icônicos da superestrela com cabelos dourados, asas de fada de inverno, chifres de diamante e uma coroa de inverno. A ativação destaca três das novas faixas de Natal de Cher: “Drop Top Sleigh Ride” com Tyga, “Angels in the Snow” e seu novo single histórico nº 1, “DJ Play a Christmas Song”.

Ao lado de um Cher NPC (personagem não jogável) virtual projetado para combinar com a capa de seu novo álbum, os jogadores podem ganhar o produto avatar vestível completando com sucesso tarefas como entregar presentes, subir em árvores de Natal e participar de lutas de bolas de neve.

O espaço Cher em Harmony Hills é o mais recente lançamento da parceria WMG e Gamefam que começou em fevereiro de 2023, antes de um show do Super Bowl com o rapper Saweetie da Warner Records. Gamefam relata que o show detém a classificação mais alta entre todos os shows no Roblox, com uma classificação de 96 por cento dos jogadores, com a campanha do Super Bowl ganhando mais de 7,5 milhões de visitas em uma semana. Um show de Bebe Rexha em julho em apoio ao seu álbum Bebe teve uma média de 8.300 usuários simultâneos em meio a 4,3 milhões de visitas únicas.

Especialista comenta sobre entrada de artista no Metaverso

Apoiar-se nos 70 milhões de usuários ativos diários no Roblox marca uma oportunidade única para uma lenda como Cher alcançar gerações, incluindo um público e um grupo demográfico totalmente novos, por meio de músicas natalinas, festas e familiares.

“As canções de Natal têm essa magia que sempre une as famílias e sentimos que o álbum de Natal de Cher realmente captura esse espírito”, explica Jacqui Bransky, vice-presidente de Web3 e Inovação da Warner Records. “Achamos que levar a música dela para Roblox ajudaria a expô-la a uma nova geração de fãs e, ao mesmo tempo, espalharia alegria. Queríamos fazer com que toda a experiência parecesse uma história, algo que realmente atraísse o público e, ao mesmo tempo, parecesse autêntico com quem Cher é como artista.”

Alli Guglielmino, vice-presidente sênior de crescimento da Gamefam, acrescenta: “Cher é uma superestrela eterna e multigeracional e, depois de sete décadas, Cher continua a encontrar maneiras inovadoras de se conectar com uma nova onda de fãs à medida que a Geração Z e Alfa se afastam do tradicional métodos de consumo de música, não há lugar melhor para alcançá-los do que a plataforma de jogos do metaverso, onde eles jogam ativamente por 2,5 horas todos os dias.”

Entenda de uma vez por todas o que é de fato o “Metaverso”

Na vanguarda da revolução digital, o Metaverso é um espaço que funde a realidade física e digital, permitindo aos usuários interagir como avatares personalizáveis. Com origens encontradas na ficção científica de Neal Stephenson, o Metaverso redefine a Internet como um universo persistente. É aqui que a Telefónica se destaca, proporcionando-lhe serviços 5G, realidade aumentada e virtual, conectividade e soluções inovadoras.

A Telefónica se posicionou como um player chave no Metaverso ao integrar serviços que oferecem uma experiência completa ao usuário. Os avatares, as representações digitais dos utilizadores, são a porta de entrada para este universo virtual, permitindo-lhes explorar e participar num ambiente partilhado e em constante evolução.

O Metaverso, impulsionado por tecnologias emergentes como a inteligência artificial e a web3, representa um ecossistema digital interligado. Neste excitante mundo novo, a Telefónica atua como um facilitador crucial, reunindo realidade física e virtual para oferecer experiências imersivas e conectividade ponta a ponta.

O Metaverso é um universo digital coletivo e persistente, uma coexistência entre a realidade física e a virtualidade digital. Este conceito, popularizado no romance de ficção científica de Neal Stephenson, “Snow Crash”, de 1992, refere-se a um ambiente tridimensional onde as pessoas podem socializar, trabalhar, aprender e participar em diversas atividades, superando as barreiras do mundo físico.

Metaverso em funcionamento e como entrar nele

O conceito Metaverso vai além de uma simples plataforma ou marca; é um universo digital em constante expansão, com empresas como a Meta ou a Microsoft explorando e desenvolvendo as suas próprias visões deste ambiente virtual.

Em termos de utilidade, o Metaverso serve como um espaço partilhado que transcende as limitações geográficas e permite a colaboração global. Nele, as pessoas podem socializar, trabalhar, participar de eventos ou realizar transações comerciais, tudo em ambiente virtual. Na visão atual do Metaverso, são esperadas novas oportunidades tanto para indivíduos como para empresas em termos de conexão, crescimento e desenvolvimento.

Apesar da crescente acessibilidade do Metaverso, a forma de entrar neste mundo virtual pode variar de plataforma para plataforma. Em alguns jogos suportados pelo Metaverse, você só precisa ser um usuário convidado e usar um computador ou smartphone, embora uma participação mais profunda geralmente exija um computador. Outras plataformas exigem o uso de óculos de realidade aumentada ou de realidade virtual (VR).

A entrada no Metaverso depende não apenas do hardware, mas também da plataforma específica. Certas plataformas Metaverso requerem o uso de óculos de Realidade Virtual, que integra câmeras de rastreamento, placa gráfica e armazenamento para processar os ambientes 3D.

Atualmente, existem múltiplas plataformas Metaverso com diferentes abordagens e características, cada uma com sua própria infraestrutura e requisitos de acesso. Alguns dos mais proeminentes incluem experiências centradas em jogos, experiências sociais ou aplicações empresariais. O leque de opções dá ao utilizador a possibilidade de escolher a plataforma que melhor se adapta às suas preferências.

Governo Chinês lança seu próprio Metaverso; Entenda como funciona

O governo chinês deu um passo importante em direção ao seu futuro digital ao anunciar a criação do Yuanverse, seu metaverso oficial. O Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT) da China anunciou o estabelecimento do Grupo de Padronização do Metaverso por meio de uma circular emitida em 19 de janeiro.

Segundo o relatório, o objetivo deste grupo é criar regras para a composição da plataforma do metaverso e o desenvolvimento do Yuanverse, a plataforma nacional do metaverso.

O grupo de padronização é composto por diversas instituições, incluindo universidades chinesas e empresas conhecidas como Huawei, Tencent, Baidu, Netease e Sense Time.

As propostas, baseadas nas “necessidades de desenvolvimento e gestão da indústria”, estarão abertas para feedback até 18 de fevereiro como parte do plano promocional do grupo.

Entenda a motivação para criação de Metaverso Chinês

A iniciativa do MIIT ocorre logo após o lançamento da nova estratégia Web3 do país, que descreve a pesquisa e o desenvolvimento contínuos nos campos de blockchain e metaverso.

À medida que os especialistas apontam que o entusiasmo pelo metaverso em favor da inteligência artificial (IA) está a diminuir, a China está a voltar a sua atenção para se tornar um líder neste campo.

Em Setembro passado, os quatro ministérios e o MIIT lançaram um plano trienal para promover o desenvolvimento e o crescimento da iniciativa do metaverso do país. Espera-se que 2025 veja um progresso significativo em uma variedade de aplicações, incluindo casos de uso técnicos, industriais e de metaverso.

Os especialistas prevêem que este investimento promoverá o desenvolvimento da indústria do metaverso da China e estabelecerá a China como um centro global que ultrapassa o Ocidente.

A ação estratégica do governo chinês demonstra o seu compromisso em liderar a próxima era digital, onde o Metaverso desempenhará um papel central na interação online e na economia digital.