Na última sexta-feira (dia 09), o Vasco da Gama lançou seu terceiro novo uniforme. A novidade foi um sucesso, então o time ainda transformou o novo uniforme em tokens não fungíveis, os NFTs. “Composta por três versões, a coleção é tão completa que tem lançamento físico e digital. É coisa de vascaíno para vascaíno”, afirmou o time.
O uniforme se inspira nas raízes portuguesas do time e, segundo o anúncio do clube, “tem como objetivo unir em apenas uma camisa diversos elementos que traduzem a paixão do vascaíno pelo Club de Regatas Vasco da Gama”. Os fãs do time devem achar diversas referências espalhadas pelas novas camisas. O lançamento também é uma homenagem ao estádio São Januário, no Rio de Janeiro, que completa 95 anos em 2022. Os novos uniformes já estão disponíveis para compra na Vasco Store e em todas as lojas Gigante da Colina. As camisas vêm em três cores: branco, preto e vinho.
Marcelo Azalim, chefe do setor de marketing do Vasco, afirmou que “é sempre uma responsabilidade enorme captar todos esses detalhes nos traços de nossa história e aplicar nos nossos uniformes oficiais. O resultado final desse terceiro uniforme superou minhas expectativas em todos os detalhes, mas esse trabalho fica mais fácil com apoio constante da Kappa Itália e Brasil além de todos os setores do marketing do Clube.”
As camisas viraram três itens colecionáveis NFTs que podem ser adquiridas por R$29,90 no site oficial do clube. Vale lembrar que a compra de camisa física e digital não dependem uma da outra.
O clube explicou que “através da plataforma oficial de NFTs do Vasco é possível comprar, visualizar, manusear o item em 3D e até listar para venda. Os torcedores não precisam ter criptomoedas para adquirirem suas camisas em NFT. A transação pode ser feita de forma simples, realizando o pagamento em reais, via pix ou cartão de crédito”.
Em comunicado à imprensa, o time explicou que vem investindo em tecnologia, principalmente nos NFTs, como forma de engajar os torcedores.
Vasco no mundo dos NFTs
O Vasco já vem investindo em projetos envolvendo NFTs desde o ano passado com o boom da tecnologia.
Em junho deste ano, o time se tornou o primeiro time brasileiro a investir em ingressos NFT. O ingresso colecionável 3D conta com três imagens de arquivo da trajetória do clube. O site dá alguns exemplos: “as joias do Almirante, uma imagem da revista de 1940 que faz alusão ao navegador, foto da equipe de remo de 1901, uma aquarela em homenagem ao bicampeonato de 1905 e 1906”.
Os NFTs se dividem em três lançamentos: “espaço Experiência, local interativo e multimídia construído na antiga Sala de Troféus; o Tour da Colina, visita guiada oficial, ambas na sede do clube, em São Januário, e o combo que contempla as duas atrações”. Você pode comprar os ingressos no site https://vasco.tibs.app, onde o Vasco vende todos os seus colecionáveis digitais.
O time também já possui sua própria criptomoeda, a $VASCO, lançada em parceria com a plataforma Socios.com. Para Fábio Monterosso, gerente de Marketing do Vasco, comentou que o token é uma forma de aproximar os fãs do time, ainda mais em um momento em que os ativos digitais ganham destaque no mercado esportivo.