66% das páginas com denúncias de LGBTFobia saíram da web no Brasil em 2021
O Brasil teve 66% das páginas da internet retiradas do ar, após denúncias de LGBTFobia em 2021, segundo a Safernet Brasil. O levantamento aconteceu referente ao “Dia Internacional contra a Homofobia”, na última terça-feira (17). Conforme a ONG, 5.347 denúncias deste ramo foram realizadas no ano passado.
Em 3.479 páginas de internet, 2.300 destas denúncias foram excluídas após contestações das vítimas. Em suma, a Safernet atende às denúncias anônimas de crimes e violações contra os Direitos Humanos na internet e as direciona às autoridades.
De acordo com a ONG, as denúncias de LGBTfobia cresceu em 1% em comparação com o ano de 2020. Exemplos como discussões e comentários na web, sobretudo nas redes sociais, estão no ramo do crime uma vez que eleve a esfera da liberdade de expressão.
O criminoso neste caso, que induz ou incita a discriminação ou preconceito, em razões de cor, etnia, orientação sexual ou identidade de gênero, pode pegar entre um e cinco anos de prisão.
Você sabia? Decisões judiciais garantem diversos direitos à população LGBTI+, como adoção de filhos, casamento de pessoas homoafetivas, doação de sangue e criminalização da homotransfobia. Em 17 de maio celebra-se Dia Internacional contra a Homofobia e a Transfobia. pic.twitter.com/eFT4eOT1CB
— Direitos do Cidadão (@PFDC_MPF) May 17, 2022