Roupa mais antiga do mundo tem 5 mil anos de idade
Um novo estudo realizado por cientistas da Universidade de Oxford comprovou que o vestido Tarkhan, peça que está exposta atualmente no Museu Petrie de Arqueologia Egípcia, é a roupa de tecido mais antiga do mundo já encontrada. As conclusões foram baseadas em testes de radiocarbono, que dataram que a vestimenta foi produzida entre 3.482 e 3.102 a.C. Os resultados revelam que a peça é ainda mais antiga do que se pensava, e que precede a época da Primeira Disnatia egípcia.
Para conseguir indícios científicos de quando o tecido foi feito, a equipe de pesquisadores, liderados pelo especialista Michael Dee, colheu uma amostra de apenas 2.24 miligramas do vestido, com o objetivo de determinar a quantidade de isótopos de carbono radioativos.
O chamado vestido Tarkhan foi escavado pelo egiptologista Flinders Petrie em 1913, de uma tumba da Primeira Disnatia em Tarkhan, um cemitério egípcio localizado a 50 quilômetros do Cairo, capital do Egito. Contudo, a vestimenta ficou perdida junto com outros tecidos até 1977, quando foi enviada para o Museu Victoria e Albert, em Londres, para conservação, antes de ser levada para o Museu Petrie.
últimas do POP
-
03/03/2016 App brasileiro acompanha mensagens em tempo real
-
03/03/2016 Netflix oferece R$ 16 mil para visitar sets de filmagem