17.1 C
São Paulo

Quantos quilômetros devo correr por semana?

É Pop!

Running man silhouette in sunset time

 

Uma das principais dúvidas das pessoas que estão começando a encarar a corrida como atividade física regular diz respeito à quantidade de quilômetros mais adequada a ser percorrida semanalmente. É claro que não existe uma resposta-padrão para todos os casos, mas os especialistas concordam em um ponto: menos, às vezes, é mais. Estudos recentes indicam que correr entre 8 e 9,5 km por semana já é o suficiente para melhorar substancialmente a saúde.

Em entrevista ao The New York Times, o cardiologista e diretor médico do Ochsner Medical Center em New Orleans, Estados Unidos, Carl Lavie revela que as pessoas que correm pelo menos 8 km por semana são mais magras e têm menor propensão à obesidade em comparação com quem é sedentário ou corre menos de 8 km. “Esses corredores também têm menos chances de sofrer de pressão arterial elevada, problemas de colesterol, diabetes, acidentes vasculares cerebrais, certos tipos de câncer e artrite”, completa.

O médico ressalta, por outro lado, que forçar demais o organismo não é nada bom: adultos que correm mais de uma hora por dia possuem até maior risco de ter ataques cardíacos, além de sofrer mais lesões. Então, qual seria a medida ideal? “Correr de 20 a 30 minutos – ou de 2,5 km a 5 km – duas vezes por semana parece perfeito”, assegura Lavie.

Imagens: iStock

comente
- Advertisement -spot_img

Leia também

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias