Artista cria pinturas em gráficos sobre mudança climática

As pinturas em aquarela feitas por Jill Pelto são mais do que meras representações da natureza. Para falar sobre os problemas ambientais da atualidade, o artista resolveu criar figuras em torno de gráficos reais que mostram dados sobre os efeitos do aquecimento global. Pelto descreve a si mesmo como um artista e um cientista, e as suas pinturas realmente conversam com ambas as áreas.

Nesta pintura sobre incêndios florestais, a linha de marcação do topo das árvores é um gráfico que representa a temperatura média global. (Foto: Divulgação/Jill Pelto)

O objetivo de Pelto como este trabalho é o de chamar a atenção das pessoas para o problema que, embora esteja cada vez mais em evidência, é ignorado pela maioria da população mundial. “A maior parte da sociedade não presta atenção no que a comunidade científica vem nos alertando há anos”, disse o artista em entrevista ao site Fast Company. “Acredito que arte pode despertar o interesse das pessoas neste problema”.

Pelto tem contato direto com muito dos fenômenos que registrou em seu trabalho. Seu pai é um pesquisador de geleiras, que já participou de diversos estudos sobre a Antártida e as Ilhas Malvinas.

Confira a galeria com as pinturas criadas pelo artista:

comente