22.1 C
São Paulo

Grande Barreira de Corais está perdendo a cor

É Pop!

2A Grande Barreira de Corais está perdendo a cor

 

Uma nova pesquisa, auxiliada por evidências fotográficas preocupantes, prova que o fenômeno do branqueamento atingiu o ápice na Grande Barreira de Corais, localizada próxima à costa da Austrália. O branqueamento ocorre quando as temperaturas do oceano sobem de maneira drástica e o coral automaticamente expulsa as algas que dão ao recife a sua aparência tipicamente colorida.

Observações subaquáticas sugerem que o problema está aumentando, e futuras pesquisas aéreas fornecerá mais dados para que os cientistas possam verificar até onde o branqueamento dos corais se espalhou na parte norte da barreira. Os cientistas da Universidade James Cook, Austrália, têm acompanhado o estado de saúde dos corais há anos, e relatam que o dano está chegando a áreas mais afastadas agora do que em anos anteriores.

A pesquisadora Jodie Rummer estudo há quatro anos as condições dos corais perto da Lizard Island, no norte da Grande Barreira de Corais. Jodie observa, em um comunicado, que o branqueamento generalizado dos corais está afetando não apenas os corais como também outros tipos de criaturas do mar. “O branqueamento agora não está restrito apenas aos corais duros. Há também extensiva descoloração nos corais moles, e ainda afeta anêmonas e moluscos gigantes”, diz.

Sabemos que muitas das populações tropicais de peixes de recife não podem tolerar aumentos dramáticos nas temperaturas por longos períodos de tempo. Por isso, pode ser apenas uma questão de tempo até que os peixes começam a sentir o calor também.

Imagens: iStock

comente
- Advertisement -spot_img

Leia também

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias