20.1 C
São Paulo

O arranha-céu que poderá nos salvar do aquecimento global

É Pop!

Parece ficção científica, mas é apenas a mais moderna tecnologia a serviço do meio ambiente. O escritório de arquitetura Paolo Venturella pretende construir uma gigantesca estrutura capaz de resfriar o planeta inteiro. Chamado de Global Cooling Skyscraper (Arranha-Céu de Resfriamento Global, em tradução livre), a construção se estenderia até o espaço, proporcionando uma barreira entre a Terra e o Sol na forma de uma estufa.

O calor acumulado serviria para impulsionar o fluxo de ar, gerando vento para arrefecer o planeta e fornecer energia limpa para todos. Os arquitetos citam os desafios das alterações climáticas como inspiração e ressaltam que as atuais estratégias para combater o aquecimento global não são suficientes. Segundo eles, apenas uma estratégia global poderia impedir desastres naturais de acontecer.

O arranha-céu funcionaria de forma semelhante a uma torre solar. Seria alimentado por turbinas de vento (os responsáveis pelo projeto enfatizaram o conceito de energia renovável na sua concepção), que seriam instaladas na estrutura.

Não há muitas especificações tecnológicas que explicam como o enorme arranha-céu poderia alcançar seus objetivos audaciosos, mas o projeto desperta a imaginação sobre como será a arquitetura no futuro: uma mescla da consciência ambiental com a funcionalidade. O projeto da equipe de Paolo Venturella recebeu uma menção honrosa na competição de arranha-céus da Revista eVolo.

Imagens: Divulgação/Paolo Venturella

Tags

comente
- Advertisement -spot_img

Leia também

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias