14.5 C
São Paulo

Conheça Hadrian, o robô que pode construir uma casa em tamanho real em dois dias

É Pop!

Atualmente existem diversas tarefas que os robôs já são capazes de realizar, normalmente, são atividades repetitivas e rotineiras. No caso do robô Hadrian ele já supera o rendimento do homem na construção civil.

Ele trabalha 20 vezes mais rápido que um humano, o que possibilita a redução do tempo, em aproximadamente, seis semanas no total na construção de uma casa padrão. Isso é possível devido ao trabalho contínuo que a máquina tem, não há necessidade de dormir, comer ou fazer pausas, por isso a vantagem é tão grande sobre os trabalhadores braçais.

A velocidade mínima que o robô atinge é de mil tijolos por hora, para conseguir efetuar seu trabalho corretamente, ele assiste a um desenho em 3D no computador com a representação da casa. Além de instalar os tijolos, ele pode cortar, rotacionar e transportar esse material em tamanhos variados e sempre com muita precisão, graças ao seu braço articulado de 28 metros de extensão.

A Fastbrick explica que a invenção do “robô pedreiro” não espera roubar empregos de humanos, apesar de ser mais eficiente, o Hadrian não pode cuidar de toda a construção e necessita ter seu trabalho supervisionado por pelo menos uma pessoa.

Enquanto Hadrian faz o trabalho pesado de levantar paredes, uma equipe pode avançar em outras áreas que necessitam de mais acabamento, por exemplo. O projeto visa acelerar o processo da construção e criar novas vagas no mercado, preenchendo o vazio que consta na área do trabalho pesado.

A expectativa é que o “robô pedreiro” atraia jovens para a área civil, já que a robótica é uma tecnologia atraente e que desperta curiosidade.

Tags

comente
- Advertisement -spot_img

Leia também

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias