Instagram recebe multa milionária por violação de privacidade na UE

O Instagram recebeu a sanção para quitar uma dívida avaliada em 405 milhões de euros. Pertencente ao grupo Meta, a rede social contempla um recorde acerca de falhas no tratamento de dados pessoais de menores de idade. O anúncio foi feito, na última segunda-feira (05), pelo o regulador irlandês, que atua em nome da União Europeia (UE).

“Adotamos nossa decisão final na sexta-feira passada e prevê uma multa de 405 milhões de euros. Os detalhes serão publicados na próxima semana”, falou um representante da Comissão Irlandesa de Proteção de Dados (DPC), em entrevista à AFP.

A decisão pode ser considerada como a mais rígida decretada por esta autoridade nos últimos quatro anos. Na oportunidade, o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) entregou mais poder aos reguladores para proteger os consumidores frente à dominação do Facebook, Google, Apple e Twitter.

Empresa-mãe do Instagram e do Facebook, a DPC é supervisionada pela UE da Meta, tem sua sede regional na Irlanda. Além disso, um porta-voz da Meta indicou ao canal uRTE que o grupo visa recorrer à decisão, justificando que a investigação teve foco em parâmetros que foram alterados há um ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *