Tecnologia pode adicionar conhecimento diretamente ao cérebro
A tecnologia tem nos levado a caminhos cada vez mais inimagináveis. E os últimos passos dados pela ciência recentemente podem nos revelar um mundo bem diferente do qual conhecemos hoje. A novidade agora é uma descoberta com relação à forma como adquirimos conhecimento. De acordo com pesquisadores da HRL Laboratories, na Califórnia, um novo simulador capaz de adicionar habilidades e informações diretamente para o cérebro humano está sendo desenvolvido. No futuro, o sistema vai lhe permitir ter todo o conhecimento que você sempre quis.
De acordo com o Dr. Matthew Phillips, um dos cientistas responsáveis pelo projeto, a nova tecnologia consiste na estimulação cerebral através de uma corrente de impulsos direta. “Nosso sistema é um dos primeiros do seu tipo”, explicou o cientista em um comunicado à imprensa. “Ele provoca alterações em regiões específicas do cérebro que facilitam a capacidade de aprendizagem de uma pessoa”.
Os primeiros testes realizados com a tecnologia tiveram como alvo pilotos de aeronaves. O estímulo que profissionais novatos receberam foi baseado nas conexões encontradas em pilotos veteranos. Durante experiências com simulação de voos, os voluntários que receberam o estímulo se saíram 33% melhor do que o grupo placebo. Ou seja, eles aprenderam habilidades específicas da profissão de forma bem mais rápida do que aqueles que realizaram o treinamento tradicional apenas.
A expectativa dos cientistas com relação ao novo sistema é grande. “Esperamos que ele se torne uma nova tendência, utilizada em ambientes de aprendizado. É possível que esse tipo de tecnologia seja implementada em aulas de línguas estrangeiras, por exemplo”, disse o Dr. Phillips.
Embora a tecnologia ainda esteja longe de estar disponível para o público em geral, a confirmação do seu desenvolvimento já nos dá uma ideia das infinitas possibilidades que estão por vir.
últimas do POP
-
03/03/2016 App brasileiro acompanha mensagens em tempo real
-
03/03/2016 Netflix oferece R$ 16 mil para visitar sets de filmagem