22.1 C
São Paulo

Inovação: designer cria material que reage à luz e umidade

É Pop!

Uma estrutura que abre naturalmente em dias ensolarados e fecha ao primeiro sinal de chuva e umidade, essa é a ideia do designer chinês, Chao Chen. Estudante na Royal College of Art, ele surgiu com o conceito do material durante uma caminhada pelo Hyde Park, um dos famosos pontos turísticos de Londres. Chao observou que as pinhas, abundantes no parque, reagem diante das mudanças climáticas da cidade, fechando e abrindo sua casca como um mecanismo de defesa e liberação de suas sementes.

Este parece ser o material perfeito para construções em cidades chuvosas como São Paulo, conhecida como terra da garoa, ou mesmo Londres, famosa pelos intermináveis dias nublados. (Divulgação)

Inspirado pela natureza, o designer então desenvolveu um laminado que, em contato com a água, expande suas fibras perpendicularmente, alongando e curvando o material, assim como a camada externa da pinha faz para proteger sua estrutura. Até o momento, o projeto chamado “Water Reaction” já possui três produtos que exemplificam o uso do material: um abrigo, uma superfície decorativa e um detector de umidade para plantas.

Chao propõe o uso do material em espaços públicos, “Os usuários vão se sentir como se estivessem parados sob algum tipo de árvore, aproveitando o sol, mas não com uma luz muito forte”, explicou em entrevista a Fast Company. “Quando chover, todas as peças serão fechadas para cobrir a superfície do abrigo”, completou. (Divulgação)

O projeto ainda está em fase de desenvolvimento e os produtos criados são apenas protótipos. Chao afirmou a Fast Company que ainda está pesquisando para tornar o material mais resistente, analisando quantas vezes ele pode ser submetido à umidade e se consegue suportar ventos fortes. Mais informações sobre a criação podem ser encontradas no site do designer e da Royal College of Art. Confira o vídeo de apresentação do “Water Reaction”:

Water-Reacting Architectural Surface from Chao Chen on Vimeo.

comente
- Advertisement -spot_img

Leia também

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias