16.7 C
São Paulo

Universidade brasileira terá campo de futebol no telhado

É Pop!

 

O Campus Igara da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) foi projetado para ser, além de uma instituição, um espaço público, uma vez que é voltado às práticas esportivas. Os arquitetos do escritório OSPA – Arquitetura e Urbanismo idealizaram o local para uma atividade constante e diversificada, apesar do espaço limitado que o terreno disponibiliza. O projeto conquistou o primeiro lugar no Concurso Público Nacional de Arquitetura de 2014.

Dois prédios, um em cada extremidade do campus, delimitam uma grande quadra em dois níveis direcionada a diversas atividades, tanto estudantis quanto para a comunidade local. O diferencial deste espaço, que abrigará tanto as salas de aula quanto os locais esportivos e áreas sociais, é o seu “telhado verde” que constitui um campo de futebol inteiro, objetivando ampliar suas possibilidades de utilização.

O campus foi projetado para abrigar diversas atividades, com a intenção de se tornar mais do que apenas um espaço acadêmico (Divulgação/OSPA).

“O campus não para”, dizem os arquitetos. “Um projeto não pode parar e nem interferir prejudicialmente na rotina do campus. Além disso, o projeto é composto por uma estrutura mista de metal e concreto com suas melhores características: tensão e compressão. A solução não apenas reduz desperdícios e gastos, mas também encurta o tempo de construção.”

As estruturas são orientadas para receber uma baixa carga térmica, bem como ventilação e iluminação adequadas às instalações esportivas, que foram extensivamente estudadas pela equipe. Pensada como uma extensão da calçada, a construção tem o intuito de encorajar a diversidade de usuários e ir além das atividades acadêmicas.

comente
- Advertisement -spot_img

Leia também

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias