20.1 C
São Paulo

Dieta global mudará drasticamente em 2050, diz pesquisa

É Pop!

Como efeito da mudança climática, parte dos alimentos que estamos acostumados a consumir, provavelmente estará em falta daqui a 35 anos, e a nova dieta pode chegar a causar cerca de 500 mil mortes por ano. Isso é o que diz um novo estudo conduzido pelo Dr. Marco Springmann, do Programa de Oxford Martin sobre o futuro dos alimentos, realizado pela Universidade de Oxford, no Reino Unido. Segundo a pesquisa, o aumento das temperaturas globais prejudicará a produção agrícola, e consequentemente nossa saúde. Os resultados desta reação em cadeia afetarão o mundo todo.

bem-estar-saiba-por-que-dieta-global-mudara-drasticamente-em-2050-diz-pesquisa

Segundo pesquisa, mudança climática afetará produções agrícolas. Nova dieta, pobre em frutas e vegetais, poderá causar 500 mil mortes por ano, em todo o mundo. (Foto: iStock)

Parte da queda da disponibilidade de alimentos será na produção de carne vermelha, mas os produtos mais afetados serão frutas e vegetais, que terão uma queda de 4% do que temos hoje. A falta destes componentes vai afetar a saúde de meio milhão de pessoas até 2050.

“As mudanças climáticas provavelmente terão graves efeitos negativos sobre a mortalidade futura, mesmo nos cenários mais otimistas. As iniciativas de adaptação precisam ser expandidas rapidamente. Programas de saúde pública, de prevenção e tratamento de fatores de risco relacionados à dieta e ao peso corporal, tais como aumento do consumo de frutas e verduras, devem ser reforçados prioritariamente para ajudar a reduzir os efeitos do clima sobre a saúde”, alertou Springman em um comunicado.

A humanidade enfrenta a cada ano temperaturas cada vez mais elevadas, a redução das emissões de gases do efeito estufa podem nos ajudar a retardar esses fatores, contudo, a corrida para encontrar novas formas de adaptação e sobrevivência para o nosso novo clima é inevitável e urgente.

comente
- Advertisement -spot_img

Leia também

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias