21.3 C
São Paulo

Milão vai pagar cidadãos que trocarem carro por bicicleta

É Pop!

Cidade italiana procura novas formas de lutar contra as altas taxas de poluição do ar. (Foto: Getty Images)

 

Depois que 2015 trouxe alguns dos piores registros de poluição na atmosfera, a cidade de Milão, na Itália, está considerando uma possibilidade bastante inusitada para melhorar a qualidade do ar: oferecer pagamento aos cidadãos que optarem por ir ao trabalho de bicicleta, ao invés de usarem seu carro. Em dezembro do ano passado os níveis de poluição foram considerados tão graves, que a cidade teve que proibir o uso de automóveis por três dias e a tradicional queima de fogos de fim de ano.

meio-ambiente-confira-iniciativa-de-milao-para-que-cidadaos-troquem-carro-por-bicicleta

Cidade italiana procura novas formas de lutar contra as altas taxas de poluição do ar. (Foto: Getty Images)

As condições ambientais podem ter assustado os moradores de Milão nos últimos meses. Contudo, a poluição não é nenhuma novidade para eles. Em 2008, a cidade foi considerada a mais poluída de toda a Europa, e manteve-se com os piores índices do continente desde então.

O plano para a população aderir ao ciclismo foi inspirado em um projeto semelhante na França, em 2014. Lá, as pessoas recebem 25 cents por cada quilômetro pedalado para trabalhar. Contudo, o programa só registrou 419 pessoas que seguiram adiante com a proposta, das mais de 10 mil que haviam mostrado interesse em participar.

Para ter mais sucesso que o país vizinho, a Itália planeja um pagamento mais generoso aos voluntários dispostos a entrar no programa. De acordo com autoridades locais, mais de 3 milhões de euros já estão reservados para que a nova iniciativa seja colocada em prática.

comente
- Advertisement -spot_img

Leia também

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias