Ilha do Pacífico cria área de proteção do tamanho da Bahia

2Ilha do Pacífico cria área de proteção do tamanho da Bahia

 

Já ouviu falar da ilha de Palau? Localizado no Oceano Pacífico, ao norte da Austrália e a lesta das Filipinas, o país possui apenas 20 mil habitantes, o que lhe confere o título de terceiro mais menos populoso do mundo, atrás apenas dos também insulares Tuvalu e Nauru. Apesar da pequena população, a nação serve de exemplo para locais muito maiores, pelo menos quando o assunto é preservação marinha.

O país fica em 224° na lista de países mais populosos do mundo.

Palau acaba de designar uma área de 500 mil km², dimensão semelhante à do estado brasileiro da Bahia, do oceano que circunda suas ilhas como reserva totalmente protegida. O anúncio vem semanas depois do Chile anunciar que está prestes a criar a maior área marinha de proteção das Américas. Os Estados Unidos e a China já haviam criado, em junho, um grupo especializado com o intuito de proteger os mares.

A iniciativa da ilha de Palau é importante uma vez que a área de conservação se tornará a sexta maior do todo o planeta. Tal status significa que a vida marinha estará a salvo da pesca, da perfuração do solo, do despejo de dejetos, entre outras explorações. A reserva de Palau sozinha vai estender a proteção a milhares de espécies de peixe, além de mais de 700 tipos diferentes de corais.

O turismo é o setor mais importante da economia do país.

Com a iniciativa, a porcentagem das águas palauanas protegidas saltará para 80%, o que quer dizer que somente 20% do oceano próximo pode ser utilizado para a pesca – e ainda assim apenas de espécies autorizadas. A área de preservação se soma ao santuário dos tubarões, estabelecido em 2009, e, além do objetivo claro de resguardar a vida marinha, tem como objetivo atrair cada vez mais turistas à região – o turismo é a grande fonte de renda de Palau.

Imagens: iStock

Tags

comente
Ler a próxima matéria

Matthew McConaughey recusa vilão em “Guardiões 2”