22.1 C
São Paulo

Ilha do Pacífico cria área de proteção do tamanho da Bahia

É Pop!

2Ilha do Pacífico cria área de proteção do tamanho da Bahia

 

Já ouviu falar da ilha de Palau? Localizado no Oceano Pacífico, ao norte da Austrália e a lesta das Filipinas, o país possui apenas 20 mil habitantes, o que lhe confere o título de terceiro mais menos populoso do mundo, atrás apenas dos também insulares Tuvalu e Nauru. Apesar da pequena população, a nação serve de exemplo para locais muito maiores, pelo menos quando o assunto é preservação marinha.

O país fica em 224° na lista de países mais populosos do mundo.

Palau acaba de designar uma área de 500 mil km², dimensão semelhante à do estado brasileiro da Bahia, do oceano que circunda suas ilhas como reserva totalmente protegida. O anúncio vem semanas depois do Chile anunciar que está prestes a criar a maior área marinha de proteção das Américas. Os Estados Unidos e a China já haviam criado, em junho, um grupo especializado com o intuito de proteger os mares.

A iniciativa da ilha de Palau é importante uma vez que a área de conservação se tornará a sexta maior do todo o planeta. Tal status significa que a vida marinha estará a salvo da pesca, da perfuração do solo, do despejo de dejetos, entre outras explorações. A reserva de Palau sozinha vai estender a proteção a milhares de espécies de peixe, além de mais de 700 tipos diferentes de corais.

O turismo é o setor mais importante da economia do país.

Com a iniciativa, a porcentagem das águas palauanas protegidas saltará para 80%, o que quer dizer que somente 20% do oceano próximo pode ser utilizado para a pesca – e ainda assim apenas de espécies autorizadas. A área de preservação se soma ao santuário dos tubarões, estabelecido em 2009, e, além do objetivo claro de resguardar a vida marinha, tem como objetivo atrair cada vez mais turistas à região – o turismo é a grande fonte de renda de Palau.

Imagens: iStock

Tags

comente
Ler a próxima matéria

Matthew McConaughey recusa vilão em “Guardiões 2”

- Advertisement -spot_img

Leia também

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias