21.3 C
São Paulo

Estrelas-do-mar e lagostas estão em risco de extinção

É Pop!

De acordo com um novo estudo publicado recentemente, conduzido pelo biólogo Morgan E. Eisenlord, da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, a população de estrelas-do-mar e lagostas está desaparecendo dos oceanos do mundo. O motivo? O aquecimento global. De acordo com os cientistas, o aumento da temperatura das águas do mar é prejudicial à saúde destas espécies. Em estrelas-do-mar, por exemplo, o aquecimento do ambiente provoca uma doença que as faz se deteriorar.

Efeitos das mudanças climáticas já começaram a prejudicar algumas espécies. (Foto: iStock)

A elevação das temperaturas dos eocenos em escala global já vem sido observada há algum tempo, mas só agora as consequências deste fenômeno estão começando a aparecer. Em outra pesquisa, descobriu-se que as lagostas também estão sendo atingidas por doenças semelhantes às que acometem as estrelas-do-mar, que provocam a deterioração de suas conchas e, consequentemente, sua morte.

A doença é causada por uma bactéria que se reproduz em taxas elevadas nas águas mais quentes. A síndrome foi observada pela primeira vez na década de 1990, ao longo da costa da Nova Inglaterra, nos EUA, mas até então havia somente alguns casos isolados. Mas nos últimos anos ela vem se espalhado de forma preocupante.

Para tentar reverter a situação, a comunidade científica acredita que reduzir a poluição nas áreas destes biomas possa ser o primeiro passo. É uma medida relativamente simples, mas que pode fazer uma grande diferença.

Tags

comente
Ler a próxima matéria

Conheça a nova plataforma do Facebook contra ciberbullying

- Advertisement -spot_img

Leia também

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias